Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, apresenta na tarde desta sexta-feira, 05 de abril, o Projeto das Futuras Instalações do Fórum de Pedro Leopoldo. A cerimônia organizada pelo órgão vai acontecer no Auditório do Tupyguá Brasil Hotel, localizado no centro da cidade.
A obra avaliada em pouco mais de 10 milhões de reais teve início em 20 de fevereiro e o prazo de execução é de 510 dias. O novo Fórum de Pedro Leopoldo será construído na Rua Anélio Caldas nº 424, ao lado prédio da Justiça do Trabalho.
Início das obras foi marcado por protestos
A preparação do terreno onde será erguido o prédio do novo Fórum de Pedro Leopoldo aconteceu em clima de protestos. A motivação foi a derrubada de árvores que existiam no espaço, algumas delas de espécie rara, como é o caso de uma gameleira. Uma das reclamações foi registrada pela Promotora Dra. Simone Maria Bellezia junto à Polícia de Meio Ambiente. Ela alega que o projeto de construção do Fórum não contemplou a preservação das espécies existentes no local.
Na apresentação do projeto nesta tarde, é possível que a empresa responsável pela obra e a arquiteta responsável pelo Projeto Arquitetônico justifique a supressão das árvores e fale sobre a compensação das espécies derrubadas.