Sabará realiza 18ª edição do Festival do Ora Pro Nobis

Com a presença de atrações culturais locais e muita música, o evento valoriza a tradicional gastronomia sabarense. Dois grandes destaques do evento serão os shows dos mineiros Rubinho do Vale e Pereira da Viola.

Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Cantor Rubinho do Vale

Cantor Rubinho do Vale

Entre os dias 15 e 17 de maio, a Prefeitura de Sabará promoverá o 18o Festival Ora Pro Nobis. O evento será realizado no Bairro Pompeu. Além de degustar tradicionais pratos da cultura local, o visitante poderá assistir às atrações musicais de gêneros variados, entre eles a música regional, como modas de viola, samba de raízes e o pop rock.

Entre as diversas receitas com o Ora Pro Nobis destacam-se a tradicional costelinha de porco ou carne de frango, o famoso marreco e outras novidades como pizza e coxinha recheada com as folhas do vegetal. “A cada ano as entidades participantes usam a criatividade e o saber popular para reinventar o uso do Ora Pro Nobis. O resultado é sempre surpreende. É uma tradição que merece ser preservada e difundida para as novas gerações”, explica Julio Cesar Rocha, secretário municipal de Turismo.

No dia 16, às 20h30, o cantador, violeiro e compositor Pereira da Viola, será a grande atração do dia, com show regado à moda de viola. Nascido em Teófilo Otoni, região nordeste de Minas Gerais, é conhecido por fazer pesquisas da cultura popular e dos ritmos do Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Brasil.

No dia 17, às 13h30, um dos grandes destaques da música regional será a apresentação de Rubinho do Vale, cantor e compositor nativo do Vale do Jequitinhonha. O compositor, enraizado nos costumes populares da sua terra, canta as ricas manifestações culturais e injustiças da região. Hoje o seu repertório é reconhecido em todo o país por meio de vários CDs gravados e shows por toda parte.

Realizado desde 1997, o festival recebeu o nome de uma planta abundante na região de Sabará, o Ora Pro Nobis (Pereskia aculeata). Segundo a lenda, o vegetal crescia no entorno das igrejas e era considerada uma praga, mas começou a ser consumida pelos moradores ainda na época em que as missas e celebrações eram em latim, o que justifica a origem do nome “Ora pro nobis”, que significa “orai por nós”. Além do alto valor nutritivo, seu sabor peculiar casou com diversos alimentos e receitas, se tornando um ingrediente característico da culinária mineira.

Confira abaixo a programação completa:

Local: Bairro Pompeu – Sabará/MG

Dia: 15/05/2015 – Sexta-feira

19h – Abertura – Som mecânico

20h – Atração Regional – Saldanha Rolim – Espetáculo Brasilidade (Música Regional)

22h – Som mecânico

23h – Atração local – Banda Lucas Penna (Sertanejo)

01h – Encerramento da programação

Dia: 16/05/2015 – Sábado

12h – Abertura – Som mecânico

13h30 – Atração local – Velha Guarda do Samba (Samba de Raiz)

15h30 – Som mecânico

16h30 – Lessinho Mississipi

18h30 – Som Mecânico

20h30 – Pereira da Viola (Moda de Viola)

22h00 – Som mecânico

23h – Igor Kimo (Sertanejo Universitário)

01h – Encerramento da programação

Dia: 17/05/2015 – Domingo

11h – Abertura Som mecânico 12h – Arautos da Poesia (Intervenção de Música e Poesia da ONG Borrachalioteca)

13h30 – Rubinho do Vale (Música Regional) – Espetáculo musical “Ser criança é bom demais” e “Viva o Povo Brasileiro”.

15h – Som mecânico

16h – Toninho Moreira (Pop Rock)

18h – Som Mecânico

19h – Marcus Estrada (Sertanejo de raiz)

21h – Encerramento da programação

PRINCIPAL MATERIAL DE CONSTRUÇÃO 695 X 258