Ocorrência do último sábado já era temida por Membros da ONG Lagoa Viva, na Região Norte do Município
Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
O que a ONG Lagoa Viva já temia aconteceu no último sábado, 01 de outubro, no bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte de Pedro Leopoldo. Um ponto de visita (PV) dos emissários de esgoto instalados na orla da lagoa do bairro rompeu e jorrou esgoto para todo lado.
A ocorrência teve início por volta das 07h30 e só foi estancado o problema às 14h35 quando uma equipe da copasa chegou ao local.
“Quando chegamos havia funcionários de uma empresa terceirizada da COPASA tentando estancar o vazamento, mas eles não sabiam a origem do problema, disseram que poderia ser problema na bomba da Estação Elevatória ou entupimento na rede”, contou José Edson de Sá – Membro da ONG Lagoa Viva.
“O fato é que problemas como esse contribuem ainda mais para a degradação da lagoa. Estamos preocupados porque poucas casas estão com esgoto ligado na rede, imagina quando cem por cento do bairro fizer a ligação”, acrescentou o ambientalista.
Ainda segundo José Edson será feita denúncia junto ao Ministério Público Estadual e Federal, além dos Órgãos de Defesa do Meio Ambiente Estadual e Municipal, “Vamos solicitar ações para que um mal maior não aconteça no futuro, quando todas as residências estiverem ligadas na rede de esgoto”, finalizou.
ESCLARECIMENTO DA COPASA
A Copasa informa que a unidade de bombeamento instalada nas margens da Lagoa de Santo Antônio, em Pedro Leopoldo, está em operação assistida, podendo apresentar problemas ocasionais, e por isto, está monitorando permanentemente o funcionamento da unidade.
Sobre o extravazamento de esgoto ocorrido no sábado, 01/10, no mesmo dia, foi feita a desobstrução da rede coletora de esgoto.