PREFEITURA E COPASA ANUNCIAM AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTO

Obras para implantação de novas redes de esgoto no centro da cidade começam em julho. Intervenções envolverão recursos de mais de R$ 4 milhões

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Autoridades anunciam início das obras de saneamento básico.

Autoridades anunciam início das obras de saneamento básico.

A Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais – Copasa, reuniu a imprensa na manhã dessa quinta-feira, dia 20, para anunciar o início das obras de ampliação do saneamento básico de Pedro Leopoldo. A coletiva de imprensa aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal e contou com a presença da Prefeita Eloísa Helena (PMDB), Secretário de Obras Paulo Sérgio, do chefe de Operações de Água e Esgoto, Gilberto Gouvêa Vitoriano e do representante da empresa que venceu a licitação para realizar a obra, Sr. Cristiano Lúcio (Conserva Solo).

De acordo com a Copasa a obra começa em julho e deve ser concluída dentro de 12 meses. “Hoje o sistema que existe na região central é misto, ou seja, o esgoto doméstico é lançado na rede pluvial e isso causa mau cheiro incomodando os moradores. Depois das obras, nós teremos a rede pluvial de um lado e a rede de esgoto separada”, comentou Gilberto Gouvêa.

Engenheiro Responsável pela obra - Cristiano Lúcio (CONSERVA SOLO).

Engenheiro Responsável pela obra – Cristiano Lúcio (CONSERVA SOLO).

Ainda de acordo com a empresa o investimento total da obra é de R$ 4,4 milhões. A ordem de serviço inicialmente é apenas para o centro da cidade, com a implantação de cerca de 11 quilômetros de redes coletoras. “O primeiro local a receber as melhorias será a Rua Jockey Club, onde estima-se que os serviços sejam concluídos em aproximadamente 20 dias. Em seguida, as intervenções seguem para as margens do Ribeirão das Neves”, frisou Gouvêa.

As obras, que têm a duração de 12 meses, também passarão pela Rua Comendador Antônio Alves e adjacências, entre muitas outras. Somente na região central, cerca de 12 mil pessoas serão beneficiadas com os serviços.

Por sua vez, os Distritos Industriais também receberão melhorias. Serão implantados cerca de quatro quilômetros de redes coletoras de esgoto. As intervenções permitirão que o afluente gerado pela população possa ser devidamente coletado e futuramente, enviado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, que se encontra em construção. E para que o trabalho fique completo, a Copasa também interligará mais de 1.200 imóveis às novas ou já existentes redes de esgoto.

Além desses benefícios, as obras também permitirão a conservação dos recursos naturais da região; a melhoria das condições sanitárias locais; a eliminação de focos de contaminação e poluição; e a redução das doenças de veiculação hídrica e dos recursos aplicados no tratamento dessas patologias.

As intervenções ainda possibilitarão a geração de cerca de 60 empregos diretos e indiretos para a população local, além de contribuir para que a cidade seja percebida cada vez mais como um potencial pólo de investimento para empresas e indústrias.

Segundo a Prefeita Eloísa Helena, “apesar do município não ser o responsável pela obra vamos acompanhar tudo de perto e fiscalizar”, prometeu.

A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal prometeu atuar junto com a assessoria da copasa, informando e recebendo críticas da população para tentar minimizar os impactos que serão gerados pela obra. Ainda segundo a prefeitura, na primeira semana de julho haverá uma reunião na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo com a participação da comunidade para explicar sobre o cronograma das obras.

PEROLAS DO TEJO - 695 X 395