
Reportagem e foto: Pacheco de Souza

Representantes dos Blocos de Carnaval se reuniram na noite desta terça-feira, 26 de fevereiro, na Prefeitura de Pedro Leopoldo e fecharam os últimos detalhes para o CarnaPL. Além dos representantes de vários blocos, estavam presentes o Secretário de Cultura, Daniel Costa, o Tenente Coronel João Washington Rodrigues e Chefe da Guarda Municipal, Girlane Costa, que pontuaram sobre a segurança dos foliões e reforçaram o pedido que os blocos se atentem ao horário de início e dispersão nos dias da apresentação.
A Prefeitura Municipal vai dar apoio logístico cedendo banheiro químico, grades para o fechamento de ruas, além das equipes da TransPL, Guarda Municipal e equipe médica de plantão no Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo. O Tenente Coronel Rodrigues alertou os organizadores quando a necessidade de manter pelo menos equipes de Bombeiro Civil nos locais de maior concentração de pessoas e a sugestão foi acatada pelos organizadores.
Os representantes dos maiores blocos de carnaval informaram ao oficial da PM que contrataram segurança particular, no entanto, eles pediram apoio da Polícia Militar ao longo do desfile dos blocos e nas ruas que ficam próximas da concentração de cada bloco.
O Secretário Municipal de Cultura enalteceu o planejamento feito pela Polícia Milita durante a festa do Boi da Manta. “A segurança que estamos tendo no Boi da Manta é graças ao trabalho da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal e pelas orientações que são passadas pelo Coronel Rodrigues”, disse Daniel Costa acrescentando que, até o momento, não houve registro de ocorrências de destaque durante a festa carnavalesca.
Veja quais blocos estavam na reunião, quando e onde eles vão se concentrar
Cíntia Salomão do bloco “Muriçocas do Balacobaco” informou que o bloco vai se concentrar na Praça de Fidalgo, nos dias 03 e 05/03. O bloco foi criado há cinco anos. O carnaval de Fidalgo será de 15h até 22 horas.
Emanuel Menezes representou o bloco “Pequena Eva” na reunião e disse que os foliões vão se concentrar na porta da venda do Abelha, na Rua Dirceu Lopes. O bloco vai sair no sábado de carnaval, dia 02/03. A concentração será por volta das 10h00 e depois desfilam pelas ruas da cidade até a Praça da Estação onde se encontram com outros foliões.
Jamerson Andrei dos Santos falou em nome do bloco Piriá. O bloco foi criado há três anos e vai se concentrar no sábado de carnaval, dia 02/03, na rua Dr. Rocha esquina com a Benedito Valadares, de 14h às 19h30.
O bloco da Aninha Doces vai se concentrar no domingo de carnaval, dia 03/03, na loja localizada na rua Benedito Valadares, no centro de Pedro Leopoldo. A concentração será na parte da manhã.
O bloco Bica Galo foi representado na reunião por Juliano Pato Roco. Ele informou que o bloco vai se concentrar em um galpão localizado na rua Comendador Antônio Alves, em frente a Caixa. A concentração será no domingo de carnaval, dia 03/03, de 14h às 19h. Depois eles seguem para o Bar Soares onde em seguida haverá a dispersão.
Cristina representou o bloco Vovô Levi. Os foliões vão se concentrar no domingo, dia 03/03, em frente ao Restaurante Zé Wilson, às 10h00, depois haverá desfile até a praça Dr. Senra e em seguida dispersão dos foliões por volta das 12 horas.
“Nos Braços de Luzia” é outro bloco que se apresenta no sábado, dia 02/03. A concentração será ao lado da Escola Estadual Rui Barbosa, de 10h às 14h, depois eles seguem para a Praça da Estação e se encontram com outros blocos. Na praça haverá show até 20h e em seguida a dispersão dos foliões às 21 horas.
O empresário e publicitário Douglas Issa estava acompanhado da esposa Tatiane, eles são do bloco da Casa Orc que se apresenta na Rua Roberto Belizário com Otoni Alves. A concentração será na segunda-feira de carnaval, dia 04/03, de 12h às 20h.

Para o Carnaval 2019 foram inscritos um total de 11 blocos na secretaria de cultura, no entanto, os demais não compareceram à reunião da noite de ontem.
Destacamos ainda que o Distrito de Vera Cruz de Minas, na Região Sul de Pedro Leopoldo, terá o Desfile do Boi da Manta durante os quatro dias de carnaval. No entanto, ao invés de shows no palco para animar os foliões, a organização optou por contratar o som mecânico com as marchinhas de carnaval.