Prefeitura diz que “incidentes isolados” após o Boi da Manta foram controlados pela PM

Fonte: Prefeitura Municipal / Foto: Pacheco de Souza

Incidentes ocorridos na noite de sábado, 09/02, após o encerramento oficial da festa. Apesar de todos os esforços para garantir um ambiente seguro e harmonioso, alguns foliões permaneceram concentrados na Praça Dr. Senra, possivelmente devido ao funcionamento de bares após o término da programação. A ocupação da via pública facilitou aglomerações, e, em alguns casos, o consumo excessivo de álcool resultou em discussões e confrontos físicos. 

Preliminarmente, foi apurado que algumas dessas discussões tiveram como motivo desentendimentos de ordem pessoal, evoluindo para agressões físicas, incluindo tapas, socos e chutes. Em outro ponto da Rua Comendador Antônio Alves, uma pessoa se envolveu em um desentendimento com um folião, resultando em uma troca de agressões. Durante a intervenção da Polícia Militar, essa pessoa desferiu um tapa no rosto de um policial, conforme indicam as apurações preliminares. 

Diante da necessidade de restabelecer a ordem, a PM empregou medidas de “menor potencial ofensivo”, como o uso de espargidor de gás de pimenta para conter os agressores. No caso específico da agressora envolvida na situação com o policial, foi necessário o uso moderado da força e a aplicação de algemas. Seguindo os protocolos legais, ela foi conduzida ao Pronto Atendimento para avaliação médica antes de ser encaminhada à 2ª Delegacia Regional de Pedro Leopoldo. 

Taís incidentes ocorreram após o término oficial do evento e não representam a essência do Boi da Manta, que transcorreu dentro da normalidade e com grande participação popular.