Autoridade Municipal transmitiu de maneira lúdica e inovadora informações de como combater a Dengue
Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Prefeitura
Na última sexta-feira (27) a Prefeita Eloisa Helena participou na Escola Municipal Nhazinha de Carvalho, no centro de Pedro Leopoldo, de uma peça teatral com os Agentes de Endemias; inovando de maneira lúdica a transmissão de informações do combate à dengue. Ao final da apresentação, a escola recebeu vários kits com folders explicativos e jogos lúdicos sobre a dengue.
Lira – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti
O Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) é uma metodologia usada para mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, alertando sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.
Ele é realizado pelo Controle de Zoonose através dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), onde são visitados os imóveis do município três vezes ao ano: janeiro, março e outubro.
O Ministério da Saúde tem padronizado que o índice de infestação considerado de baixo risco para ocorrência de epidemia é de até 1% dos imóveis.
No mês de outubro, após visita dos agentes, foi constatado que 1,5% dos imóveis contam com a presença do mosquito transmissor da dengue.
Cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios, principalmente em locais onde é armazenada água de maneira incorreta, como: caixa d’água à nível de solo e tambores. Vale ressaltar que também foram encontradas larvas do mosquito transmissor em pratos de plantas, calhas, bromélias e ralos de servidão.
Lembramos que não há problemas em armazenar água, porém o recipiente tem que ser coberto, pois do contrário estaremos criando o mosquito da dengue dentro de nossas casas.
Com objetivo de prevenir a proliferação dos focos do mosquito Aedes aegypti; conscientizar a população sobre a importância da participação de todos no combate à dengue; reduzir o número de pessoas com a doença, garantir a assistência médica aos pacientes e evitar óbitos, a Prefeitura de Pedro Leopoldo executa durante todo o ano ações de prevenção e controle do mosquito, porém a população também tem de se conscientizar e ajudar nesta causa tomando cuidados importantes, como manter bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; manter sempre de boca para baixo garrafas de vidro ou plástico; não deixar água de chuva acumulada na Lage; encher os pratinhos de planta com areia até a borda; se for guardar pneus em casa, retirar toda a água e manter os locais cobertos, protegidos da chuva, dentre outras pequenas ações que fazem toda a diferença.