Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
O primeiro turno das eleições na Zona Eleitoral de número 215, em Pedro Leopoldo e Confins, foi muito tranquilo e não teve grandes destaques Policiais. A informação foi confirmada pelo Promotor Eleitoral do Ministério Público Estadual, Dr. Luciano Moreira de Oliveira.
De acordo com o representante do MP, “As eleições transcorreram de forma tranquila. Tivemos pequenos problemas pontuais com a substituição de urnas, mas tudo isso foi dentro do esperado”, disse. O promotor lamentou o derrame de santinhos por parte de alguns candidatos ou de seus representantes e disse que o TER pode multar os infratores. “Não tivemos boca de urna na região da Zona Eleitoral 215, mas lamentavelmente tivemos o derrame de santinhos e o TER será comunicado do fato para as devidas sanções” frisou.
Questionado sobre a possível fraude em algumas urnas, problema relatado por alguns eleitores nas redes sociais, o promotor lembrou que o eleitor deve ter total confiança no sistema eleitoral Brasileiro e que não há possibilidades de fraudes. O representante do MPMG afirma que as urnas são seguras e que vários testes são feitos antes das eleições. O promotor finalizou dizendo que o assunto está sendo tratado inicialmente como fake news.
As fotos que ilustram a reportagem foram feitas pela nossa equipe na região da Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales na manhã deste domingo, mas a Polícia Militar registrou ocorrência em vários locais de votação da cidade. Até dentro do banheiro da escola Heitor Cláudio Sales foi encontrado material de candidatos, tudo foi apreendido e encaminhado à Justiça Eleitoral.
A reportagem do Mix Notícias não conseguiu contato com os representantes das coligações responsáveis pelo material derramado que aparece nas imagens.