Projeto “Escrita para Todos” e o Curso de Formação para Professores e Pedagogas são algumas das ações desenvolvidas pelo Governo Municipal para alcançar esta meta
Reportagem e foto: Pacheco de Souza
“O trabalho sério desenvolvido pela Prefeitura Municipal na educação já está dando resultados concretos: Pedro Leopoldo supera no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, diz a nota enviada pela assessoria de comunicação na tarde de hoje.
Ainda de acordo com a nota, o IDEB é um indicador de qualidade educacional e é obtido pelo desempenho em exames padronizados, como as notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb ou Prova Brasil) e pela taxa média de aprovação percentual, obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar.
O Índice foi criado em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxas escolares e médias de desempenho nas avaliações dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.
O IDEB de 2013 mostrou que o município de Pedro Leopoldo ultrapassou as metas previstas em 0.7 pontos para os anos iniciais. Nesta etapa o município alcançou uma nota de 5.7 no 5º ano numa meta projetada de 5.3. No 9º ano, o município alcançou uma nota de 4.2 numa meta projetada de 4.1. ativa com a Secretaria Municipal de Educação e esta em contratos e adesões a projetos que ajudam no desempenho dos alunos. Há o Projeto Escrita para todos onde aconteceram encontros com a Neurocientista Elvira de Souza Lima em atendimento as profissionais de 4º ao 6º anos do ensino fundamental.
Há também cursos de formação para professores e pedagogas da rede para trabalhar o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP/M), adesão feita entre o município e a Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG) no inicio em 2013. Devido a esta adesão, o município inseriu no Calendário Escolar o Dia D, onde todos os profissionais discutem os resultados das avaliações externas e internas, criando e reformulando o Plano de Intervenção Pedagógica de cada escola, analisando os resultados e criando estratégias de melhoria para trabalhar a intervenção em sala de aula. Os resultados são divulgados para a Comunidade Escolar que também contribui para um melhor desempenho da escola. Há o acompanhamento pela SEE/MG através de visitas técnicas e cursos de capacitações para as analistas municipais que repassam aos profissionais do município. Além de todos os programas citados, temos também o PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), onde participam professoras alfabetizadoras da rede municipal.
“Nas escolas municipais trabalhamos com o Jornal Escolar nos anos iniciais, onde são realizadas atividades em sala de aula, estimulando os alunos a escreverem, produzirem e entenderem os gêneros textuais. Estes conjuntos de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação contribuíram para alcançar os resultados positivos no IDEB”, finalizou a nota da prefeitura.