Moradores de Pedro Leopoldo reclamam das longas filas e também do número de fichas distribuídas
Reportagem: Pacheco de Souza / Foto enviada pela moradora
A pessoa que precisa fazer a primeira ou segunda via da carteira de identidade em Pedro Leopoldo tem que acordar bem cedo para conseguir o serviço. Segundo uma moradora do bairro Lagoa de Santo Antônio, o interessado tem que chegar à Delegacia de Polícia Civil às 04h00. “Isso é um absurdo! Eles distribuem apenas 15 fichas por dia e neste momento (07H40) já tem mais de 30 pessoas na fila, ou seja, muitas vão voltar para a casa sem atendimento”, contou Elizabeth Cristina da Silva.
Ainda segundo a moradora, pessoas idosas e mulheres grávidas andam muitos quilômetros para chegar ao local e, às vezes, não são atendidas. “Tem gente aqui que já veio duas ou três vezes ao local e não consegue atendimento. Apenas mulheres grávidas ou com criança de colo tem prioridade”, acrescentou a mulher informando que na fila há moradores de Fidalgo, Lagoa de Santo Antônio e de outros bairros do município.
O OUTRO LADO
Uma fonte da Delegacia de Polícia Civil de Pedro Leopoldo informou à nossa equipe que as fichas são distribuídas para o controle do material usado na confecção das carteiras. “Se não houver um controle do funcionário responsável pelo setor as cédulas usadas para emissão do documento acabam em poucos dias. O estado envia pouco material e isso tem prejudicado muito o nosso serviço. Outro ponto a ser observado é que moradores da cidade de Matozinhos e Confins, além de Pedro Leopoldo, são todos atendidos aqui na delegacia”, contou o Servidor Público Estadual.
“A população não pode aceitar isso, o atendimento da forma em que está chega a ser desumano”, acrescentou.
MAIS IDENTIDADE
O atendimento ao público no Setor de Identificação da Delegacia é feito por um Funcionário Público Municipal cedido pela Prefeitura da cidade e treinado pela Polícia Civil, mas apenas um servidor trabalha no local onde até pouco tempo atrás eram quatro funcionários. O Mix Notícias foi informado que para resolver o problema é necessário aumentar o número de servidores e também a quantidade de material usado na emissão das carteiras.
Atualizada às 09h00.