Olá, Turista!

Bom dia a todos!!! É com grande alegria que venho fazer parte do Mix Notícias como colunista da área de turismo. Iniciarei o minha participação falando sobre um dos Projetos do Ministério do Turismo para a Copa de 2014, o “Olá, Turista!”. Este projeto na verdade é uma parceria do Ministério do Turismo com a Fundação Roberto Marinho, onde o objetivo é ensinar inglês e espanhol aos profissionais da cadeia do turismo que atuam diretamente com o público. Esta é a primeira ação concreta de capacitação profissional motivada pela Copa do Mundo de 2014, que está sendo realizada no Brasil.
O projeto vai atuar em base local, mas com articulação nacional, seguindo as diretrizes das políticas públicas para o setor, buscando sinergia e integrando-se à iniciativa privada e às diferentes instâncias do poder público. Com isso, pretende-se envolver o setor turístico e toda a população brasileira numa ampla campanha de aprimoramento para a recepção de turistas.

O curso, que está sendo ministradoa distância,está sendo oferecido gratuitamente a garçons, taxistas, artesãos, recepcionistas, telefonistas, barraqueiros, motoristas e guias, entre outros profissionais ligados ao atendimento ao turista. Para participar, o profissional deverá ter 18 anos, ser alfabetizado e estar ligado a alguma associação, sindicato ou cooperativa pré-cadastrada no programa. A estrutura das aulas é dividida em três módulos: básico, regional e profissional.

A metodologia adotada é a educação a distância on-line, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem que oferecerá tutoria a distância, biblioteca virtual e roteiros de atividades customizadas de acordo com a região e o setor onde atuam os participantes.

São disponíveis também salas de conexão nos municípios contemplados pelo projeto para atendimento presencial. As salas serão equipadas com recursos de multimídia e acesso à internet, e servirão de pontos de apoio àqueles que não têm facilidade de acesso à rede. Esses espaços terão o apoio de Orientadores de Aprendizagem que ajudarão os participantes a usar a tecnologia e as ferramentas de navegação na web.

A iniciativa marca também a criação de um selo de referência no Turismo. A proposta é instituir uma marca visual a ser concedida pelo Ministério do Turismo a todos os empreendimentos e instituições que aderirem a essa capacitação em línguas estrangeiras, a fim de melhorar o atendimento aos turistas, seja facilitando a participação dos seus funcionários, seja pelo apoio para viabilizá-las. Nesse sentido, o selo será também um instrumento importante para a consolidação da rede que se pretende construir para a implementação do programa.

Nas próximas matérias falarei sobre todas as cidades sedes da Copa de 2014. Um grande abraço a todos e até a próxima semana!!!