Evento no Plenário dá a partida em amplo processo de consulta à sociedade para definir rumos da educação em Minas
Reportagem: Pacheco de Souza / Fonte Assembleia de Minas
Nesta segunda-feira (25), das 9 às 18 horas, será realizado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Debate Público “Plano Estadual de Educação: Fundamentos para Discussão e Monitoramento”. O evento será o ponto de partida na discussão para o aprimoramento de projeto de lei contendo o novo Plano Estadual de Educação, que será encaminhado à ALMG pelo Executivo.
Na programação do evento, realizado por meio da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, estão quatro painéis, dois pela manhã e dois à tarde, seguidos de debates. Na pauta estão a apresentação de um diagnóstico do setor no Estado e, ainda, as contribuições que a sociedade pode dar para garantir a efetividade do Plano Estadual de Educação e seu alinhamento com as propostas nacionais, essencial para o seu sucesso. Entre os participantes, estão o presidente da Comissão de Educação, deputado Paulo Lamac (PT), o deputado Léo Portela (PR) e a secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo.
Construção coletiva – Além do evento desta segunda (25), uma série de outros está sendo organizada pela ALMG com o mesmo objetivo, de que a sociedade possa ser ouvida e dê sua contribuição no aprimoramento do Plano. Em jogo estão as estratégias e metas para os próximos dez anos, visando a garantir uma educação pública de excelência em todas as regiões do Estado. Será realizado um fórum técnico, em data a ser marcada, precedido por dez seminários pelo interior, um em cada uma das macrorregiões do Estado, distribuídos pelos meses de junho, julho e agosto. A ideia é que nesse fórum todas as contribuições dadas por especialistas, profissionais da área, pais, estudantes e pela sociedade civil em geral sejam consolidadas na versão final do Plano, que deverá então ser aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).