Delegados municipais, eleitos em plenária, têm a missão de defender as propostas locais para apoio na elaboração do Plano Estadual de Saúde para os próximos quatro anos.
Reportagem: Pacheco de Souza / Fonte: Izaias Clemente
Acontece em Belo Horizonte, a partir desta terça-feira (25/06), a 9ª Conferência Estadual de Saúde que vai até a próxima quinta-feira (27). A cidade de Matozinhos está sendo representada pelos delegados eleitos na VI Plenária Municipal de Saúde realizada em abril deste ano. A Conferência Estadual terá como tema: “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS” e serão trabalhados os seguintes eixos temáticos: saúde como direito, consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e financiamento adequado e suficiente para o SUS.
Os delegados enviados pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Matozinhos, com apoio de transporte da Secretaria Municipal de Saúde, são: dois representantes dos trabalhadores, Nicelda Lodi (PSF Tonico Cota) e Luiz Henrique Prado (PSF Conjunto – foto acima), e dois representantes dos Usuários, Sueli Alves (Estação) e Victor Gomes (Cruzeiro), com a missão de defender as propostas municipais para elaboração do Plano Estadual de Saúde a ser executado nos próximos quatro anos.
A cerimônia de abertura ocorrerá nesta terça-feira, às 19h, e contará com a participação do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, do vice-presidente do Conselho, Ederson Alves da Silva, e de representantes dos usuários, trabalhadores e gestores do SUS Estadual. A conferência acontece na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.