Aconteceu nesta manhã de quinta-feira, (03/05), a inauguração do Espaço de Humanização do Presídio de Pedro Leopoldo. Foram inauguradas duas salas: uma delas é uma biblioteca, com mais de 1.500 livros disponíveis, e a outra será usada para cursos de cabeleireiro.
O projeto é uma iniciativa do juiz aposentado, Dr. Henrique Alves Pereira. O espaço recebeu o seu nome como forma de homenageá-lo.
Além da presença do Dr. Henrique Alves Pereira e familiares, a cerimônia contou ainda com a participação do Charleson Michel Pinto da Silva, administrador do presídio, o Prefeito Cristiano Marião, alguns vereadores, Promotores de Justiça, Delegados da Polícia Civil, Polícia Militar e o Conselho Comunitário de Segurança Pública, dentre outras autoridades.
O Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Familiar, Assis Francisco Ribeiro (foto ao lado), enalteceu o trabalho realizado no presídio e revelou que já tem oito anos que ele espera por este momento.
O prédio foi construído na década de 70, antes de se tornar um presídio era uma delegacia da Polícia Civil. Atualmente, 130 presos estão na unidade prisional e serão beneficiados pelo espaço humanitário.
O Brasil é o terceiro país com a maior população carcerária no mundo, e muitos presídios daqui sofrem com o problema de superlotação e precarização. E uma vez expostos a situações insalubres, eles tem grande chances de saírem de lá muito piores do que entraram.
Proporcionar espaços como esse, dentro dos presídios, é uma oportunidade para que essas pessoas possam se desenvolver intelectual e profissionalmente, e após cumprirem sua pena, ganharem a chance de ser realmente integrados novamente à sociedade.
Texto: Ingryd Rodrigues/ Fotos: Pacheco de Souza