Reportagem: Pacheco de Souza
O assassinato de José Marques Cardoso, na época com 82 anos, está sendo julgado nesta terça-feira (12), pela Justiça de Pedro Leopoldo. A Sessão do Tribunal do Júri começou há pouco mais de uma hora no Auditório do Sinticomex, no Centro da Cidade.
Zé Matozinhos, como era popularmente conhecido no bairro da Lua, segundo a investigação feita na ocasião, foi morto quando tentou separar uma briga entre dois vizinhos, um deles é neto da vítima. O crime foi na Rua Pergentino Souza Santos.
Na ocorrência feita pela Polícia Militar, consta que pai e filho estavam tirando um entulho na frente da casa quando começou uma discussão com um vizinho por causa da limpeza. Zé Matozinhos tentou separar a briga e foi atingido. Ele foi socorrido ao Pronto Atendimento Municipal, mas não resistiu ao tiro no tórax e faleceu.
Sobre o Júri
O Conselho de Sentença é formado por 06 mulheres e 01 homem. No início dos trabalhos foi questionada a presença da filha de Zé Matozinhos usando uma camiseta estampando a foto do Pai com os dizeres: “Confiamos na Justiça de Deus e na dos homens”. O Juiz, Dr. Otávio Batista Lomônaco – Presidente da Sessão, informou que a manifestação silenciosa era permitida, mas a própria mulher decidiu virar a estampa da camisa para não influenciar na decisão do Júri.