Em Pedro Leopoldo pedestre desabafa na rede social criticando vereador por não dar preferência na faixa de pedestre
Reportagem e foto: Pacheco de Souza
Segundo reportagem do Jornal Estado de Minas, na data dedicada em várias partes do mundo às pessoas que circulam a pé pelas ruas das cidades, o desafio ainda é grande para evitar que pedestres sejam vítimas de atropelamentos em Belo Horizonte e em Minas Gerais. Números fornecidos pelo Corpo de Bombeiros mostram que a corporação atende, todos os dias, em média, 6,3 casos de atropelados, seja por carros, caminhonetes, motos, bicicletas, ônibus e caminhões, levando em consideração todo o território do estado. Já no Hospital João XXIII, principal pronto-socorro mineiro, com a maioria dos atendimentos concentrados em Belo Horizonte e na Grande BH, a média diária de pacientes é de 3,6 pessoas pelo mesmo problema. Nesse cenário, a reportagem do Estado de Minas reproduziu uma fotografia clássica tirada em 8 de agosto de 1969 e que inspirou a instituição do Dia do Pedestre, com o objetivo de destacar a necessidade de respeito à faixa dedicada a eles. CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa do Estado de Minas.
Pedestre + motorista em Pedro Leopoldo
Em Pedro Leopoldo, desde a gestão da Prefeita Eloisa Helena, o governo municipal tem buscado formas de promover mais segurança no trânsito, e um dos investimentos feitos é a implantação das faixas elevadas. No entanto, vez ou outra é possível ver o pedestre atravessando a rua fora dela ou o motorista ignorando a presença do pedestre sobre ela. “Eu estava em frente ao Supermercado Bretas para atravessar na faixa de pedestre e me aproximei esperando que o motorista parasse, para a minha surpresa, o mesmo não parou. Se tratava do Senhor Geraldo Louro, presidente da Câmara Municipal, que deveria dar o exemplo como representante do povo”, comentou Iolanda Ramos Neto acrescentando que o parlamentar precisa voltar para a autoescola.
A postagem da pedestre foi deixada no facebook do Movimento KdPL no último dia 25 de julho. O post já tem 145 curtidas, 38 comentários e 04 compartilhamentos.
O outro lado
O Mix Notícias procurou a Chefe de Gabinete do vereador Geraldo Louro para saber se ele ia comentar a postagem da pedestre na rede social, mas a secretária informou que ele já havia respondido à ela. No entanto, a nossa equipe apurou que ele não procurou a pedestre para se desculpar.
O que diz o Código Brasileiro de Trânsito sobre o assunto?
A nossa equipe conversou com a direção de um Centro de Formação de Condutores de Pedro Leopoldo e, segundo a autoescola, estacionar em cima da faixa de pedestre é penalidade leve, no entanto, não dar a preferência para o pedestre é GRAVÍSSIMO e condutor acumula 07 pontos na carteira, além de pagar uma multa de R$ 293,47.