Reportagem e foto: Pacheco de Souza
Com o objetivo de trazer mais segurança para a região norte, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, deu início às obras para construção do Posto de Prevenção Comunitário em Lagoa de Santo Antônio. De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Município, Coronel Alberto Luiz, o espaço é um anseio do Prefeito Cristiano Marião desde o primeiro ano de mandato. “Estamos muito satisfeitos em poder dar início a esta obra que era uma reivindicação de início de mandato do Prefeito Marião. Esta conquista visa oferecer mais segurança para a região, inclusive aos comerciantes, tento em vista que a comunidade perdeu um banco e uma lotérica por altos índices de criminalidade”, disse o Coronel.
Inicialmente o posto terá atendimento de 06:00 horas às 18 horas. Em breve será inaugurado e estará em funcionamento, beneficiando toda a comunidade com a presença da Guarda Civil Municipal no local. A Prefeitura informou ainda que está em negociação com a Polícia Militar para disponibilizar o Registro de Eventos de Defesa Social, o popular boletim de ocorrência, que é uma jurisdição da PM. “Estamos analisando esta possibilidade junto à PM, que seria de grande relevância para a região. Posteriormente saberemos se haverá viabilidade ou não”, concluiu o Secretário.
Para o Prefeito Cristiano Marião, a iniciativa é uma importante política de prevenção à criminalidade. “Cada vez mais estamos precisando priorizar ações de combate à violência no país. É certo que o controle da criminalidade não é um problema de fácil solução. Pelo contrário, a violência é um fenômeno complexo e que envolve diversos órgãos. Mas estamos trabalhando para que os pedroleopoldenses tenham cada vez mais segurança e a presença da Guarda em um posto fixo na região da Lagoa vai contribuir muito para este objetivo”, reforçou o Prefeito Marião.
Sobre o Posto de Prevenção
O Posto de Prevenção Comunitário ficará na esquina das Ruas Joaquim Tomaz Aquino e Magno Claret Vieira, em frente à Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales, no bairro Lagoa de Santo Antônio. O prédio que abrigará a Guarda Civil Municipal já foi usado como posto de saúde, posto de vacinação e até pouco tempo atrás era ocupado pela Secretaria Municipal de Obras.