Reportagem e foto: Pacheco de Souza
A Prefeitura de Pedro Leopoldo realizou uma coletiva de imprensa na tarde dessa segunda-feira, 10 de março, no Centro de Artes e Esportes Unificados, localizado no bairro Morada dos Hibiscos, na Região Norte da Cidade. Estavam presentes todos os Secretários da Prefeitura Municipal, vereadores, assessores e população convidada. Emiliano e Leozão não participaram, pois estavam em uma inauguração na Maternidade Dr. Eugênio Gomes de Carvalho, no centro. O objetivo do encontra com a imprensa foi para apresentar o relatório final da Transição de Governo, que vem sendo construído desde outubro de 2024. O trabalho foi comandado pelo Presidente da Comissão de Transição de Governo, Leonardo Cardoso de Barros que, atualmente, ocupa o cargo de Secretário Municipal de Saúde.
Barros classificou a Gestão da ex-prefeita Ana Paula Santos, do MDB, como “desastrosa”, ao lembrar dos inúmeros problemas encontrados pelo governo atual. Na coletiva de imprensa foi citada uma dívida de R$ 74 milhões deixada pela gestão passada, dívidas com fornecedores como, por exemplo, a empresa Prime que é responsável pelo abastecimento dos carros da prefeitura, Cegonha, empresa que é responsável pela frota de veículos, a coleta de lixo feita pela Vina, além da falta de pagamentos de muitos funcionários efetivos, dentre outros. “Encontramos uma situação desconfortável, complexa e difícil, tanto na parte financeira como na organização interna, mas o Emiliano montou uma equipe muito preparada. Temos um grupo de gestores habilidoso e capaz de superar as adversidades e de proporcionar a melhoria que a cidade precisa. Sabemos dos problemas, mas estamos preparados e vamos cumprir o que o prefeito Emiliano pede”, frisou Leonardo Barros.
O Secretário de Saúde frisou ainda que o relatório final da Comissão de Transição será entregue cópias ao Ministério Público de Minas Gerais, através da Promotoria local, Tribunal de Contas do Estado, Sociedade Civil Organizada, Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, Imprensa e outros interessados.
Na coletiva de imprensa foi falado também sobre a “inconsistência de dados nos relatórios de obras iniciadas pela gestão passada, problemas com projetos e etc”. Os representantes da Gestão Emiliano e Leozão não descartam a possibilidade de se fazer auditoria em contratos, além de pedir a Caixa que encaminhe engenheiros de sua confiança para fiscalizar as obras contratadas através de convênios feitos com a instituição.
Secretários que estavam presentes na Coletiva de Imprensa: Emanuel Menezes (Fazenda), Nixon Richard (Controlador), Leonardo Cardoso de Barros (Saúde), Fabiana Paulo (Administração), Hugor Simão (Comunicação), Alberto Luiz (Segurança Pública), Gabriel Albino (Secretário de Governo), dentre outros.