Fazenda Renascer pede SOCORRO para não fechar as portas

Mais de 40 residentes podem ter o tratamento interrompido por falta de verba. A fazenda funciona há mais de 30 anos na Zona Rural de Pedro Leopoldo

Reportagem: Pacheco de Souza / Foto álbum da instituição

FAZENDA RENASCER EM PL 345 x 237A Fazenda Renascer, localizada no município de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, desenvolve, há 30 anos, um tratamento diferenciado para dependentes químicos, com regime de internação voluntária. Atende pessoas de ambos os sexos, na faixa etária de 18 a 60 anos. O tratamento tem a duração de nove meses e compreende em laborterapia (terapia realizada por meio do trabalho), psicoterapias e espiritualidade. Atualmente, a fazenda passa por uma crise, onde vários convênios foram cancelados e os mais de 40 residentes podem ter o seu tratamento cancelado.

O atual presidente da fazenda Renascer, Peter Nielsen, que também foi residente da fazenda em 1985, e hoje se tornou empresário e maratonista, conta que a situação nunca esteve tão crítica como agora. “Tínhamos o apoio de vários convênios importantes, como o do Sesi, por exemplo, mas, que sem uma justifica pertinente cancelou. Estamos contando com o apoio de amigos, empresários e com as doações de alimentos feitas pelo Mesa Minas e Mesa Brasil”, explica Peter.

Ele também destaca a importância da luta para não deixar a fazenda fechar, pois, foi inclusive, o local que contribuiu para sua recuperação total em relação as drogas. “Já recuperamos mais de três mil pessoas, inclusive, o cantor e compositor Raul Seixas, teve passagem por lá, além de outras personalidades”, conta o presidente da Renascer.

Ações efetivas estão sendo organizadas como campanha nas mídias digitais, reuniões com empresários, inclusive com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado e com o presidente do Minas Tênis Clube, Luis Gustavo Lage, onde o clube dará apoio em uma corrida beneficente que acontecerá na fazenda Renascer, no dia 30 de janeiro. Peter também destaca que não é só de ajuda material que a instituição precisa. “Visitas para os residentes são bem-vindas. Diversos grupos de manifestações artísticas têm ido até a fazenda levar um pouco de conforto e alegria para os residentes. As vezes uma conversa de motivação já é uma ajuda expressiva”, salienta.

As pessoas interessadas em ajudar podem entrar em contato no setor de triagem da instituição, localizada na rua Além Paraíba, nº 208/212, bairro Lagoinha. Ou pelos telefones: (31) 3273-8802 ou 3273-1325.

FAZENDA RENASCER EM PL II 695 x 391