Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
A empresa Intercement, fabricante do Cimento Cauê, tirou cerca de dez famílias de casa para a remoção de cabos teleféricos no bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte de Pedro Leopoldo. Segundo funcionários da empresa, as famílias estavam morando em casas construídas bem embaixo dos cabos e próximo à torres de sustentação, em uma região conhecida como Churupita, na saída para o Distrito de Fidalgo.
No último sábado (30/03), a estrada de Fidalgo foi totalmente interditada para que as equipes pudessem trabalhar no local. Foram cortados certa mil e quinhentos metros de cabos já vencido, sem utilidade, que corria o risco de romper e cair sobre os imóveis ou veículos na via. A remoção das famílias foi adotada como medida de segurança. Elas foram levadas para um hotel da cidade e ficarão hospedadas por um período de aproximadamente dez dias, até a remoção total dos cabos. A empresa também disponibilizou transporte para as crianças que precisam ir às escolas da região e traslado para os pais ir ao trabalho.
Cerca de 15 homens trabalharam no último sábado na remoção de um dos cabos. Além dos operários, também foi usado uma plataforma, guindaste, caminhão muck e maçarico. Equipes da Guarda Civil Municipal e da TransPL deram apoio fazendo a interdição da via e orientando os motoristas.
A empresa Expresso Unir desviou as linhas de ônibus da região passando sentido Lapa Vermelha/Lagoa Santa.
Mais interdição na Estrada de Fidalgo
Outra interdição na estrada de Fidalgo está prevista para essa semana, mas o dia ainda não foi informado. Segundo funcionários da Intercement, dois cabos de 60 e 40 polegadas, que representam mais risco, serão removidos. Outros quatro cabos de polegadas menores também serão removidos, mas não haverá a necessidade de fechar a via.