Ecossistema de Cooperação e Inovação é pauta de evento na Faculdade PL nesta segunda

Redação: Bianca Alves

A FPL recebe nesta segunda-feira, 17/3, às 14 horas, o consultor credenciado pelo Sebrae-MG, em Ecossistemas de Cooperação e Inovação, Luiz Fernando Gelape. Junto a ele, estarão se reunindo representantes da faculdade, Prefeitura e empresariado da região, ou seja, os atores que vão compor o Ecossistema de Cooperação e Inovação que está sendo gestado na FPL. Gelape é especialista no desenvolvimento de ambientes e ecossistemas de inovação, com centenas de projetos executados por todas as regiões do país e será um apoio fundamental para os estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial e obtenção de recursos junto a órgãos de fomento.

Este primeiro contato terá dois momentos. Da primeira reunião, sairá, segundo o diretor da FPL, Eduardo Nassif, o embrião da equipe que estará à frente do plano de trabalho a ser iniciado em um segundo encontro, no dia 19. “Definiremos as ações, os papéis e responsabilidades de cada um nesta orquestração para iniciar os trabalhos do nosso Ecossistema de Cooperação e Inovação”, anunciou Nassif. Segundo o diretor, este é o primeiro grande passo de um projeto que irá promover desenvolvimento, inovação e capacitação para o vetor norte.

“Nesta reunião no dia 17, vamos alinhar os conceitos do Ecossistema de Cooperação e Inovação com os representantes das empresas participantes, os representantes do setor público, do setor acadêmico e da sociedade civil organizada para que, no dia 19, já possamos estabelecer um plano de ação inicial. Não é um trabalho fácil, mas as cidades que conseguiram seguir adiante e implantar seu Ecossistema de Cooperação e Inovação, deram um expressivo salto de crescimento, gerando oportunidades e criando empregos de alto valor agregado”, explicou Nassif.

Um Ecossistema de Cooperação e Inovação é um ambiente que reúne diferentes atores, recursos e condições que promovem a criação, desenvolvimento e disseminação de novas ideias, produtos, serviços e processos. Ele é composto por uma rede de organizações e indivíduos que interagem de maneira colaborativa para impulsionar a inovação em uma determinada região, setor ou contexto.

O evento na Faculdade de Pedro Leopoldo está programado para começar às 14 horas.