Reportagem: Pacheco de Souza / Fotos Luiz Henrique
Neste domingo (27) foi realizado o concurso público para a seleção de candidatos ao curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Inscreveram-se 64,6 mil candidatos. São oferecidas 500 vagas para o quadro de Combatentes – das quais 450 para o público masculino e 50 para o público feminino – e 30 vagas para o quadro de Especialistas. Ainda não foi divulgado o número de candidatos que compareceram para fazer a prova.
O MIX NOTÍCIAS acompanhou dois jovens de Pedro Leopoldo que participam do concurso, um mora no bairro Teotônio Batista de Freitas e o outro no bairro Lagoa de Santo Antônio, ambos fizeram a inscrição para soldado e saíram confiantes da sala de aula após a aplicação da prova.
Provas
A primeira etapa da seleção é constituída de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório e foi aplicada aos dois cargos. Foram 50 questões de múltipla escolha, com conteúdo do Ensino Médio, sobre português, matemática, geografia, história, direitos humanos, química, física e biologia (para soldados combatentes) e português, matemática, direitos humanos e especialidades (para soldados especialistas).
Os candidatos também fizeram a prova de redação, sobre tema da atualidade. Segundo a organização do concurso, estará aprovado nessa fase o participante que obtiver no mínimo 50% de acertos, sem zerar nenhum dos conteúdos da prova.
Sob a coordenação da Gerência de Concursos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), as avaliações foram realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Varginha, Governador Valadares, Uberaba e Uberlândia.
Gabarito e próximas etapas
As questões e o gabarito oficial das provas objetivas serão publicados nos endereços eletrônicos www.gestaodeconcursos.com.br e www.bombeiros.mg.gov.br.
As etapas seguintes do concurso são constituídas de exames médicos, testes de capacitação física e psicológico, teste de natação e exame toxicológico. A previsão é que o curso de formação de soldados seja iniciado em março de 2017, sob a coordenação da Academia de Bombeiros Militar (ABM), com duração mínima de oito meses.
A Fundep reforça a importância da consulta à integra do edital para participação nas etapas que envolvem esse concurso.