Disensa bate recorde operacional no 1º semestre e supera os contratos de franquia fechados em 2020

Faturamento totaliza R$ 114,5 milhões no período e número de novos contratos já supera o registrado em todo ano de 2020

Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem: divulgação

A Disensa, maior rede de franquias de material de construção da América Latina, vem registrando resultados financeiros e operacionais recordes em 2021. A empresa encerrou o semestre com faturamento de R$ 114,5 milhões, 23,4% superior aos R$ 92,8 milhões registrados em igual período de 2020. De janeiro a junho, foram fechados 66 novos contratos, 24% a mais que os 54 assinados em todo o ano passado. Hoje, a franqueadora conta com 240 lojas, sendo 36 inauguradas nos seis primeiros meses de 2021.

Este ano, a expansão da rede vem sendo puxada fortemente pelo avanço no mercado paulista, que concentra 40% de todo o comércio de material de construção no Brasil. Nos primeiros seis meses, foram assinados 29 novos contratos no estado, 43% do total firmado pela empresa no período. Atualmente, a empresa conta com lojas na capital e em outros 17 municípios (Atibaia, Bragança Paulista, Cravinhos, Franco da Rocha, Guaratinguetá, Guarulhos, itanhaem, Jundiaí, Mococa, Mogi das Cruzes, Pirapora do Bom Jesus, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos e Suzano). A próxima cidade a receber uma loja da rede será Indaiatuba, com inauguração prevista para agosto.

Disensa em Pedro Leopoldo

A rede está presente em outros cinco estados: Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e, mais recentemente, Minas Gerais. A entrada da Disensa no mercado mineiro ocorreu em julho, com a inauguração da primeira loja, em Juiz de Fora. Outros oito contratos estão em implantação nos municípios de Barroso, Cambuquira e Pedro Leopoldo.

“Estamos superando nossas metas financeiras e operacionais. Essa performance mostra que a nossa estratégia está correta e nos deixa otimistas para o segundo semestre. Acreditamos que seguiremos nesse forte ritmo. Em julho, inauguramos a primeira loja em Minas Gerais, um grande mercado muito promissor a ser explorado. Seguiremos trabalhando para oferecer aos nossos franqueados toda a estrutura e suporte para que possam alavancar seus negócios. Esse é o nosso diferencial e assim crescemos juntos “, explica o gerente geral da Disensa no Brasil, Henrique Gutterres.

Os motivos para comemorar não param por aí: o ticket médio cresceu 27% em comparação ao primeiro semestre de 2020. O cartão Disensa foi um dos destaques no período, registrando mais de R﹩ 7 milhões em vendas, com ticket médio de vendas 10 vezes maior que a média registrada nas compras da rede. Em geral, o cliente com o cartão compra tudo que precisa para sua obra no mesmo momento, aproveitando as condições de pagamento. Aqueles que não utilizam o cartão, em sua maioria, preferem comprar o material aos poucos, ao longo da reforma. Entre janeiro e junho, foram cerca de 7 mil cartões gerados. Além do resultado financeiro, o cartão contribui para retenção de clientes. Em média, 25% das pessoas que utilizam esta forma de pagamento voltam para novas compras utilizando o cartão.

Ao longo do semestre, a Disensa realizou diversas ações voltadas para divulgação e fortalecimento da rede, parcerias para oferecer soluções financeiras e alavancar os negócios dos parceiros, além de treinamentos e consultorias. Nos últimos seis meses, 355 pessoas foram treinadas, entre franqueados e vendedores, e 755 consultorias realizadas, de forma online ou presencial. Os cursos e consultorias promovem o crescimento profissional das equipes e ajudam os parceiros comerciais a melhorar a performance de suas lojas. Os temas são relacionados a áreas estratégicas do negócio e abordam as principais ferramentas necessárias para aprimorar o gerenciamento e obter melhores resultados.

Em 2021, a Disensa promoveu mais de 50 ações nos pontos de venda e de divulgação dos cimentos da Lafargeholcim. Os eventos contaram com dinâmicas voltadas para o consumidor final, muitas com a presença do Deco, personagem criado pela rede, inspirado na figura do vendedor. Este ano, a rede realizou sua primeira ação social, a campanha Pinceladas do Bem, em parceria com a Atlas, referência em produtos para preparação, pintura e acabamento de superfícies. A iniciativa ocorreu no mês de maio, no estado do Rio. A cada mil trinchas produzidas pela Atlas e compradas por franqueados Disensa para revender em suas lojas, uma cadeira de rodas foi doada a quem precisa. Ao fim da campanha, o INCA recebeu três cadeiras de rodas.

Novas parcerias

Em maio, a Disensa fechou parceria com a BizCapital, fintech voltada para soluções financeiras para a pequena empresa brasileira. O objetivo é facilitar o acesso dos franqueados a rápidas injeções de crédito de forma simples. Os lojistas podem obter até R﹩ 200 mil, com pagamento parcelado em até 24 meses e taxas mensais a partir de 1,99%. O processo para obtenção de crédito é 100% online, por meio do portal do franqueado.

O serviço está disponível em qualquer dia e horário. Quando aprovado, o crédito entra na conta em até 1 dia útil. O pagamento é feito por meio de boletos, recebidos por e-mail, mensalmente. Ao acessar o formulário de solicitação, o requisitante indica o valor desejado, preenche os dados de sua empresa e o faturamento mensal. O sistema roda a análise de crédito e clientes pré-aprovados seguem para a tela de oferta, onde é possível alterar o valor solicitado e o prazo, além de conferir o valor de cada parcela, assim como taxa e outros encargos. Depois, o interessado envia a documentação e assina o contrato digital.

Recentemente, a Disensa fechou parceria com a Toca Obra, empresa de tecnologia especializada no varejo digital da construção. Assim, os clientes ganham mais uma opção para comprar nas lojas Disensa na forma online, utilizando o maior marketplace de material de construção do Brasil.

Fonte: Renata Grieco