CSN Cimentos e Fundação CSN formam primeira turma do Capacitar Mulheres em Pedro Leopoldo

No dia 03 de dezembro, aconteceu na Câmara Municipal, a formatura da primeira turma do Programa Capacitar Mulheres em Pedro Leopoldo, realizado pela CSN Cimentos e a Fundação CSN. Ao todo 18 mulheres concluíram o curso de Operadora de Empilhadeira, sendo que 10 foram contratadas pela CSN Cimentos e as outras oito foram capacitadas e estão preparadas para o mercado de trabalho.

O programa Capacitar Mulheres é uma iniciativa que tem como objetivo de ampliar as oportunidades para mulheres no mercado de trabalho, especialmente em setores historicamente ocupados por homens. Essa ação reforça o compromisso da empresa com a igualdade de gênero e o desenvolvimento profissional nas comunidades próximas às suas unidades.

Como parte do programa e conhecimentos adquiridos, as alunas tiveram a oportunidade de conhecer de perto a operação da CSN Cimentos em Pedro Leopoldo, por meio de palestras e visitas às áreas da fábrica, mineração, distribuição/ensacadeira, área administrativa e Revalora.

A formanda e agora funcionária da CSN Cimentos Giovana Corrêa, analisa este momento como uma oportunidade para trilhar novos caminhos. “Agradeço à CSN Cimentos por oferecer esta oportunidade única, que possibilita o aprendizado de uma nova profissão. Sou imensamente grata pelo suporte e pela excelência em garantir um ensino de qualidade. Estou comprometida a me dedicar ao máximo e entregar o meu melhor para honrar essa oportunidade”, destaca Giovana.

Desde o lançamento em 2021, o Programa Capacitar já impactou mais de 1.200 mulheres em todo o Brasil, contribuindo para a inclusão feminina em áreas técnicas e fortalecendo seu protagonismo no mercado de trabalho.

Em Pedro Leopoldo o Capacitar Mulheres contou com a parceria da Prefeitura Municipal, SINE – Sistema Nacional de Emprego – e Câmara Municipal.

Grupo CSN   

Fundada em 1941, a CSN foi a primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, um marco no processo de industrialização do País. Em 1993, após mais de cinco décadas como uma empresa estatal, a Companhia entrou em uma nova era ao ser privatizada e assumir um novo posicionamento de mercado. Hoje, a CSN não é somente uma siderúrgica nacional, mas também uma empresa de destaque mundial nos setores de mineração, cimento, energia e logística, graças à dedicação de seus mais de 40 mil colaboradores.  

Atualmente, o Grupo CSN está presente em 17 estados brasileiros e também atua em outros dois países – Alemanha e Portugal, tendo suas ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e de Nova York (NYSE). O protagonismo social da empresa concentra-se na Fundação CSN, com projetos que contribuem para a transformação social da comunidade nas áreas de educação, desenvolvimento comunitário, cultura e esporte.