Reportagem: Pacheco de Souza / fotos divulgação
A Fazenda Renascer, única em Minas Gerais, com tratamento alternativo para dependentes químicos pede “socorro”. A instituição está localizada em Pedro Leopoldo e 40 residentes podem ter o tratamento interrompido por falta de verba. A fazenda que funciona há mais de 30 anos, em Pedro Leopoldo, já recuperou mais de três mil pessoas. Inclusive, o cantor e compositor Raul Seixas já foi um dos residentes da fazenda, além de outras personalidades.
A primeira ação solidária acontece no dia 30 de janeiro (sábado), com uma corrida de 8km nos arredores da fazenda. Os atletas amadores sairão da rua Espírito Santo em Belo Horizonte, em frente ao Minas Tênis Clube, às 7h, e seguirão para a fazenda em vários carros e um ônibus. Cerca de 200 inscrições já foram feitas, com doações que variaram de R$40 a R$60, toda a verba será doada para a Renascer. Um dos apoiadores do evento é o Minas Tênis Clube que disponibilizou um ônibus para levar os atletas que não têm condição de ir por conta própria.
Todo esse envolvimento dos corredores teve início, por meio de um ex-residente da Renascer que se tornou maratonista, e hoje é atleta atuante das corridas de rua. “Após a minha recuperação na fazenda, em 1985, me tornei corredor e hoje, com 60 anos, sou maratonista destaque, na minha faixa etária, em várias corridas pelo mundo afora”, conta o empresário e presidente da Fazenda Renascer, Petter Nielsen.
Após sentir na pele tudo que passou sendo usuário de droga, Peter, agora se dedica também para manter as portas da instituição aberta. “Tínhamos o apoio de vários convênios importantes, como o do Sesi, por exemplo, mas, sem uma justifica pertinente cancelou. Estamos contando com o apoio de amigos, empresários e com as doações de alimentos feitas pelo Mesa Minas e Mesa Brasil”, explica Peter.
As pessoas interessadas em ajudar ou participar da corrida podem entrar em contato no setor de triagem da instituição, localizada na rua Além Paraíba, nº 208/212, bairro Lagoinha. Ou pelos telefones: (31) 3273-8802 ou 3273-1325.