SÃO BURACOS, RAÍZES DE ÁRVORES, MESAS, CADEIRAS, DEGRAUS E TODO TIPO DE OBSTÁCULOS QUE PÕE EM RISCO A VIDA DOS PEDESTRES DA CIDADE
Reportagem: Luciana Gonçalves / Fotos: Pacheco de Souza
Bastam alguns passos para identificar os problemas da falta de acessibilidade, seja nos bairros ou no centro, as calçadas de Pedro Leopoldo precisam de cuidados. Os que mais sofrem com isso são os que possuem mobilidade reduzida, como deficientes físicos, cadeirantes e idosos. Devido às muitas irregularidades, as pessoas acabam optando por andar na rua para fugir dos obstáculos encontrados nos locais onde deveriam ser a passagem de pedestres. É muito comum observar estabelecimentos comerciais que fazem uma ampliação de seus negócios utilizando as calçadas e aí as regras da legislação que regulam o uso do espaço público são totalmente esquecidas, seja pelos donos dos estabelecimentos ou pela própria prefeitura que acaba tendo uma certa tolerância em relação ao problema. Bares, restaurantes e lanchonetes colocam mesas e cadeiras nas calçadas dificultando a passagem. Onde há transmissão de jogos a situação fica ainda pior, nesses dias, há um acúmulo de pessoas nos locais e os pedestres são obrigados a transitarem pela rua, colocando a própria vida em risco.
Fiscalização – O trabalho de fiscalização de calçadas deveria ser contínuo visando garantir aos pedestres e às pessoas com dificuldades de locomoção as condições necessárias para transitar na cidade. Em Pedro Leopoldo atualmente existe uma demanda de secretários e um deles é o que seria responsável pela execução desse trabalho, o secretário de Planejamento Urbano. Na administração atual já houve duas trocas e hoje o serviço é assumido pela Secretária do Meio Ambiente, ou seja, os projetos não têm uma continuidade, toda vez que os secretários são trocados, novos projetos vêem, e o problema persiste desde as administrações anteriores.
A sugestão dessa reportagem foi enviada por Ramon Malaquias, que se diz muito indignado com o problema: “Acho uma imoralidade como os comerciantes da cidade vêem ocupando as calçadas da cidade, principalmente os donos de bares e restaurantes, afinal a calçada não faz parte da área do estabelecimento, o Alvará da Funcionamento (caso haja) não dá permissão para tal prática“, desabafou.
Na tarde dessa segunda-feira (03) outra moradora fez contato com a nossa equipe: “Gostaria que fizessem uma reportagem sobre as calçadas aqui do Centro. Trabalho em frente a Padaria Jaques e as calçadas são irregulares, idosos sempre caem aqui, agora pouco uma dona tropeçou e ela caiu. Os produtos que ela carregava em uma sacola ficou esparramado pelo chão“, comentou Eydde Alvarenga.
Encaminhamos as denúncias à Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, mas ainda não tivemos retorno.
Atualizada as 23h30.