Caixinha de Natal, você é contra ou a favor?

Lojistas apostam na solidariedade dos consumidores para presentear funcionários
Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

É só chegar o final de ano para alguns comércios de Pedro Leopoldo colocar nos balcões uma caixinha pedindo doações aos consumidores da cidade, O dinheiro arrecadado segundo os comerciantes são distribuídos em partes iguais aos funcionários das lojas onde a caixinha é colocada. “Contribua com nossa caixinha de natal” essa é a frase escrita nas caixas sugerindo as doações, os “cofrinhos” são estrategicamente colocados próximo ao caixa de padarias, lanchonetes, sapatarias e outros comércios da cidade.

Ao que parece esse é um costume antigo de alguns comerciantes da cidade, porém, consumidores ficam constrangidos com a abordagem dos funcionários. “Fui ao varejão e o funcionário pediu para eu depositar meu troco na caixinha, fiquei constrangida com a situação porque o funcionário já é pago pelo patrão, recebe férias e décimo terceiro, e ainda sou obrigada dar dinheiro? Não acho isso certo”, revelou uma moradora do centro que prefere o anonimato.
Outro consumidor não vê problemas com as caixinhas. “O funcionário em muitos casos recebe, férias, comissão nas vendas, salário e o décimo terceiro no final do ano. Porém, se a caixinha ficar no balcão e o funcionário não abordar o cliente pedindo doação, não vejo problema algum. Doa quem puder e quiser”, concluiu, Geraldo Barbosa do Felipe Cláudio Sales.
O MIX NOTÍCIAS quer saber, você fica constrangido (a) ao chegar à loja e ser convidado pelo funcionário a colaborar com a caixinha de natal?