O cão vive na rua vagando de porta em porta em busca de alimentos
Reportagem: Pacheco de Souza
Fotos: Iraná Aparecida Soares
Um cachorro aparentemente doente com suspeitas de leishmaniose está levando preocupação aos moradores do bairro Felipe Cláudio de Sales na região norte de Pedro Leopoldo. Alguns moradores da região estão ligando para o MIX NOTÍCIAS em busca de orientações sobre o assunto, e sugerindo que o município através da Vigilância a Saúde (Sanitária) possa buscar o animal para realização de exames.
Iraná Aparecida Soares é uma das moradoras do bairro que está preocupada com a situação, ela fez algumas fotos do animal e encaminhou para nosso endereço com o seguinte desabafo. “Venho pedir sua ajuda para os moradores do Felipe Claudio, pois em nossa rua encontram-se vários cachorros e um deles está com suspeita de leishmaniose”, comenta.
Moradora revela que já buscou ajuda de profissionais do setor de vigilância a saúde do município. “Já entramos em contato com a vigilância sanitária onde nos disseram que é ordens da promotora não recolher mais cachorros de rua, mas será que é ordem também deixar a população correr riscos de sermos contagiados pela doença?”, questionou.
Segundo Iraná o cão está vagando nas imediações da Rua Levi Moreira. Ela revela no seu e-mail que o animal fica deitando nas calçadas e na rua existem muitas crianças.
Versão da Vigilância a Saúde de Pedro Leopoldo
Segundo a responsável pelo setor de Zoonoses da Vigilância a Saúde, Rosemari Marques, “uma equipe já deslocou até o bairro para recolher o animal, ele vai passar por exames para confirmar se ele está doente, e posteriormente serão adotadas as medidas necessárias de acordo com a lei vigente que regulamente esse tipo de serviço”, informou.