Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
Os apaixonados pelo pré-carnaval de Pedro Leopoldo precisam garantir energia extra nesse início de fevereiro, pois a festa do “Boi da Manta” que teve início no último dia 26 de janeiro vai até o dia 8 de fevereiro com muita alegria e diversão na Rua Comendador Antônio Alves no centro da cidade.
Até aqui os dois primeiros dias da festa (26 e 30), aconteceu em clima de tranquilidade, os foliões que desfilaram na “passarela do samba” curtiram a festa com segurança. Aliás, essa é a proposta da Secretaria Municipal de Cultura, na pessoa da secretária Patrícia Rafael.
O “Boi da Manta” desse ano está seguindo rigorosamente as dicas da Polícia Militar e da Polícia Civil. A proposta de tocar apenas marchinhas de carnaval agradou principalmente os pais que até resolveram levar as crianças para a avenida.
PRÓXIMA AGENDA DO BOI DA MANTA
02 de fevereiro (sábado) – das 19 às 24 horas
06 de fevereiro (quarta-feira) – das 19 às 24 horas
08 de fevereiro (sexta-feira) – das 19 às 24 horas
DICAS DE SEGURANÇA
É proibida a venda de bebidas alcoólica para menores de 18 anos, o comerciante flagrado vendendo ou fornecendo bebidas para menores serão presos e o comércio será fechado.
Evite levar bolsas, celular, carteira com documentos e grandes quantidades de dinheiro para a festa. No caso do documento, leve apenas um com foto e, o dinheiro leve somente a quantidade que será usada no dia da festa.
Evite ir de carro para a festa, deixe o carro em casa e use o serviço de taxi ou o transporte coletivo. (HAVERÁ ÔNIBUS EXTRAS APÓS A FESTA SAINDO DA RODOVIÁRIA).
Havendo a necessidade de ir de carro, estacione seu veículo em local seguro e iluminado.
Comerciantes da cidade não podem montar barracas nas portas do seu comércio ou transformar seu comércio de “ramo diferente”, em bar ou lanchonete nos dias da festa.
Se for dirigir, não use bebida alcoólica, pois a Polícia Rodoviária Estadual estará na cidade com o “bafômetro” nas viaturas. Atenção com a documentação do seu veículo, a Polícia Militar promete fazer blitz em vários pontos da cidade.
Não será permitido vender espeto de carne nos dias da festa, a carne deve ser servida em pratinhos.
Fiscais sanitários e fiscais de postura estarão fiscalizando a higienização das barracas, alvará de funcionamento e equipamentos de segurança como os extintores de incêndio.
Comércio ambulante e barracas não credenciadas pela Prefeitura não podem vender produtos na festa.
Urinar nas vias públicas é considerado ato obsceno, crime previsto em lei, se a pessoa for flagrada pela Polícia será conduzida para a delegacia de Polícia Civil.
Carros com som automotivos está proibido na área do evento, o motorista pode ser multado e o veículo apreendido.
IMPORTANTE – SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA
Documentos perdidos ou pessoas que se perderem durante a festa, anúncios e outros serviços de utilidade pública, a pessoa interessada pode procurar o “QG”, ponto de apoio que estará montado na casa dos familiares de Cecé, em frente à Livraria Papirus.
AGUARDE GALERIA DE FOTOS