Empresas, ambientalistas e voluntários se uniram para promover o embelezamento do bairro numa grande ação de conscientização ambiental
Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
Voluntários, Organização não Governamental, empresas parceiras e a comunidade do bairro Morada dos Angicos, na Divisa de Pedro Leopoldo e Matozinhos, vão promover um Mega Evento no próximo sábado, 31 de agosto, para promover o embelezamento da comunidade. O evento irá começar às 07 horas e tem previsão de terminar 16h30. O ponto de encontro será na Rua Cruzeiro, próximo ao nº 100, na Igreja do Pastor Paulo.
A proposta é que a comunidade faça a limpeza dos quintais e o material seja recolhido pela Secretaria de Obras de Pedro Leopoldo. Os voluntários também vão pintar o meio fio, serão coletados material reciclado, além de outras atividades. “A Rede Recoa e a ONG Lagoa Viva ao desenvolver os Projetos de Educação Ambiental, “Muros Inteligentes” e “Guardiões da Reciclagem”, iniciam uma nova e ousada etapa de atividades envolvendo as comunidades na cidade de Pedro Leopoldo. O projeto pioneiro no bairro Morada dos Angicos propõem ações de mobilização de limpeza, embelezamento de vias públicas e educação ambiental com a conscientização da importância de cuidar do Meio Ambiente”, informou Conceição Lima – Presidente da ONG Lagoa Viva.
“A escolha dessa comunidade se deu a partir do pedido de uma moradora do bairro, Marilda Borges do Reis, mãe de Maria Paula, aluna do 5º ano da Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales, que desenvolve juntamente com outros 90 colegas o Projeto “Guardiões da Reciclagem” sob minha coordenação”, acrescentou Conceição.
Conceição frisou que a moradora se sentiu incomodada com a disposição inadequada de resíduos sólidos em lotes vagos no seu bairro e questionou se a Rede Recoa poderia desenvolver um trabalho de conscientização no local.
Sobre a Ação de Cidadania
No dia 31 de agosto, de 07h às 16h30, será o Dia das Ações Coletivas. Haverá limpeza e embelezamento de vias públicas através dos grafiteiros, parceiros da RedeRecoa. Importante lembrar que só serão beneficiadas as ruas que tiver moradores envolvidos no movimento. Durante o dia terá blits educativa e visita dos Guardiões da Reciclagem, membros da ASCAPEL e agentes da Vigilância em Saúde falando da importância de cuidar bem do meio ambiente.
“O tamanho dessa ação vai depender da condição dessa comunidade de SONHAR e se ORGANIZAR na realização desse sonho. A proposta é mostrar à comunidade o potencial que ela tem, seus talentos, sua força. Fazê-la compreender que PODE construir um mundo melhor já, agindo desde o lugar onde está e da posição que ocupa na sua organização e no mundo. Para isso, a Rede Recoa está empenhada em usar a credibilidade que conquistou nos seus seis anos de existência, na seriedade em que atua na proposta de contribuir para a construção de políticas públicas, ou seja, metas coletivas conscientes, que visem o bem comum”, observou Conceição LIma.
Como ajudar neste projeto?
“A RedeRecoa busca o apoio dos parceiros civis, da parceria de empresas e comércios locais na doação de donativos (alimentos para lanche e almoço no dia da ação, tinta para o grafitt pintar meios fios e brincadeiras nas ruas, cimento, brita, areia para fazer passeios em mutirão, mudas de plantas adequadas para arborizar ruas, placas de trânsito e educativas para melhor uso do espaço, empréstimo de ferramentas e de mão de obra), busca também a parceria Institucional do poder público municipal através de suas secretarias solucionando ou direcionando caminhos a curto e longo prazo para as demandas levantadas pela comunidade. Apoio dos vereadores colocando a mão na massa para ações imediatas, criando meios eficazes para solucionar problemas mais complexos do bairro”, finalizou a Presidente da ONG Lagoa Viva.
A inciativa conta com o apoio da LafargeHolcim, demais empresas parceiras, Governo Municipal e moradores dos bairros adjacentes.