Reportagem: Pacheco de Souza
O contagiante frevo “Massa Real”, da safra oitentista de Caetano Veloso, define bem o clímax carnavalesco que vai imperar no Mercado Distrital do Cruzeiro. Nos cinco dias de folia, o espaço receberá oito bailes, sendo três voltados para o público infantil. A coordenação geral das festas é da Cria!Cultura, que está cuidando de todos detalhes para que o folião possa brincar com a máxima segurança e conforto.
A programação adulta do CARNAVAL NO DISTRITAL reúne bailes e blocos cultuados entre os mais exigentes foliões. As atividades se iniciam nesta sexta (05/02), com o Baile “Noites Libertinas”, uma festa sob o comando da banda Alcova Libertina. Sábado (06/02), acontece o Baile de Máscaras Bem Te Viu, Bem Te Vê. A animação será redobrada no domingo (07/02), com a “Festa de Encerramento do Bloco da Insanidade”, comandada pelo bloco Zumbinsanos e o grupo Motoca e Os Acelerados. Na segunda (08/02), o “Baile do Distrital” está de volta ao Mercado e traz a banda Chama o Síndico e bloco Magnólia. Terça (09/02), o “Valeu Teresa!” encerra a farra “momesca”, com direito a versão KIDS, participação dos blocos AfroReggae (RJ) e Bloconejo (RJ), da Banda Meu Rei, e do aclamado “Baile do Queixinho”.
Na diversificada agenda do CARNAVAL NO DISTRITAL, prevalece um mix de sons e folias para todas as tribos e idades. Djs, malabares, concursos de fantasias, performances, cortejos, blocos carnavalescos, oficina de brinquedos ecológicos, e muita alegria. Conforme comprova a programação abaixo:
CARNAVAL NO DISTRITAL – ROGRAMAÇÃO ADULTA
LOCAL: Mercado Distrital do Cruzeiro – Rua Opala, s/n – Cruzeiro
05 de fevereiro – Sexta-Feira – Último Ensaio do Bloco da Alcova Libertina
Desde 2011 que o Bloco da Alcova Libertina se faz presente no carnaval de Belo Horizonte. Musicalmente rico e irreverente, a proposta do Bloco é provocar alegria e reflexão social e política aos foliões. Em 2016, a Alcova traz para o espaço Distrital, a festa já testada pelas ruas da cidade e a presença d’A Fabulosa Banda Dionísica dos Libertinos.
Horário: 19h a 01h
06 de fevereiro – Sábado – Baile de Máscaras Bem Te Viu, Bem Te Vê
Idealizado pela bióloga Ana Flávia Almeida, o Baile Bem-te-Viu, Bem-te-Vê foi realizado na Savassi nos últimos dois anos. Pela primeira vez estará em um local fechado. A ‘Orquestra Bem te viu, bem te vê’ preparou um repertório com muito frevo e marchinhas, além da discotecagem especial do DJ Cateb
Horário: 18h a 01h
07 de fevereiro – Domingo – Festa de Encerramento do Bloco da Insanidade
A Casa da Insanidade Mental puxa o bloco pela primeira vez no carnaval de BH, com o apoio do Bloco Fúnebre. A concentração será às 15h na Praça da Bandeira. A partir das 17h, o bloco desce a Av. Afonso Pena e segue para o Distrital no Mercado do Cruzeiro, onde aFesta de Encerramento do Baile da Insanidade receberá os foliões. Entre as atrações programadas, show com os roqueiros do grupoMotoca & Os Acelerados, e intervenções sonoras sob o comando dos DJs Adair Groove e Señor Arcângelo.
Horário: 18h a 01h
08 de fevereiro – Segunda-Feira – Baile do Distrital
Horário: 15h às 02h
Uma grande festa ao som de frevos, marchinhas, sambas, jazz e muito soul. Entre as atrações, o Bloco Magnólia, Banda Chama o Síndico, e os DJs Jaka e Deivid. A área Music Sessions oferece um espaço agradável e reservado com DJs e outras atrações a partir das 17h até às 02h.
09 de fevereiro – Terça-Feira – Valeu Teresa!
Valeu Teresa! O melhor das festas “Diga Que Valeu” e Baile da Teresa! , ao som dos blocos AfroReggae e Bloconejo e o Baile do Queixinho, e dos DJs Adair Groove, Nest e Kriok .
A partir das 17h e se estendendo até as 02h, a Área Reservada – Valeu Teresa! recebe a banda Meu Rei e os DJs do baile para uma festa, que promete ser “incendiária”.
Horário: 15h às 02h
Informações e ingressos fazer contato no (31) 3284 0709