Excelência no atendimento busca conciliar relação entre colaboradores da INFRAERO e clientes
Reportagem: Pacheco de Souza / Colaboração: Munick Dantas
Com o objetivo de melhorar o atendimento aos clientes e usuários do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), a INFRAERO tem investido em cursos de capacitação para seus empregados. Na manhã desta quarta-feira, 29, no aeroporto, foi realizada pela BMS Consultoria e Treinamentos a palestra sobre Boas Práticas do Atendimento ao Cliente. A aproximação de eventos que vão aumentar a demanda de passageiros como a Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Copa do Mundo tem intensificado essas atividades pelos aeroportos de todo o país.
A BMS Consultoria e Treinamentos é uma empresa que se consolida no mercado nas áreas de relacionamento com clientes e comportamento organizacional. O curso ministrado para, aproximadamente, 50 funcionários da INFRAERO enfatizou a importância de se aperfeiçoar práticas mais receptivas, cordiais, pacientes e ágeis na relação entre atendente e passageiros. A utilização de técnicas para atendimento a públicos diversos e prioritários, informações mais precisas e buscar ultrapassar a expectativa do cliente, também foram abordados.
David Nelson Lisboa Assis, profissional de serviço aeroportuário, considera que com esse tipo de treinamento a empresa ganha em conhecimento e formação. “Todas as pessoas que são treinadas tem uma visão diferente porque elas passam a conhecer aquilo que estão fazendo e o conhecimento amplia”.
Waldir Martins, empregado do mesmo setor e há 33 anos na INFRAERO, observa a importância de aprimorar seus conhecimentos: “Eu me sinto preparado para aprender. Por mais que eu tenha experiência não sei tudo que eu deveria saber. É sempre bom a gente aprender mais para dar um atendimento melhor”.
Segundo Hellen Madson da Costa, gerente de administração e finanças da INFRAERO em Confins, a empresa busca melhorar a acessibilidade não somente durante o período da copa, mas o atendimento como um todo. “Há a preocupação com esse fecho operacional para que os passageiros saiam dos aeroportos satisfeitos”, declarou.
Na próxima semana um novo treinamento será realizado a partir do projeto de capacitação da Rede INFRAERO. Esse curso será direcionado para as cidades-sede da Copa das Confederações.
De acordo com dados da empresa o Aeroporto de Confins tem uma rotatividade de passageiros considerável. Somente no ano de 2012 mais de 10 milhões e 400 mil passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal, uma média de 26 mil passageiros/dia. A empresa ressalta ainda que coordena 7.600 funcionários.
Fonte: Hellen Madson da Costa, gerente de administração e finanças da INFRAERO em Confins (MG).