Equipe Mix Notícias leva engenheiro da Copasa a local onde rede de esgoto rompeu no bairro Campinho

PROBLEMA DETECTADO POR MORADORES HÁ UMA SEMANA SÓ TERÁ SOLUÇÃO APÓS NOSSA EQUIPE COMUNICAR OFICIALMENTE A EMPRESA

Reportagem e fotos: Pacheco de Souza

Equipe da Copasa avalia dano causado por rompimento de rede de esgoto

Equipe da Copasa avalia dano causado por rompimento de rede de esgoto

Um vazamento de esgoto em uma rede da Copasa há uma semana, causou muito transtorno para moradores da Rua Agenor Teixeira no bairro Campinho em Pedro Leopoldo. O fato surgiu após a empresa fazer a ligação de esgoto em uma rede que ainda não estava sendo usada, mas como havia o rompimento de um tubo na base do PV, ainda não diagnosticado pela empresa, o esgoto estava caindo em uma vala (erosão) e descendo para um córrego, contaminando uma nascente que fica do lado de baixo da oficina do “Maninho”.

Na última semana o caso foi denunciado por moradores aos vereadores Salim Salema e Leozão, mas a denúncia, segundo a Copasa, não foi encaminhada à empresa. Nesta manhã, após ser procurado pela nossa equipe, o Engenheiro responsável pelo escritório de Pedro Leopoldo, Gilberto Gouvêa Vitoriano, acompanhou nossa equipe ao local e após confirmar a denúncia, prometeu solucionar o problema imediatamente. “Gostaria de agradecer a este órgão de imprensa pela informação e informo que este vazamento será sanado ainda nesta terça-feira. Quero pedir a população que ao detectar algum vazamento na rede da Copasa que nos informe através do 115, pois a empresa só ficou sabendo deste caso através desta equipe de reportagem”, comentou o engenheiro.

Esgoto cai direto em uma vala aberta por uma erosão

Esgoto cai direto em uma vala aberta por uma erosão

Ainda segundo Gilberto, o rompimento na rede foi causado por uma erosão no terreno, mas o esgoto será desviado para outra rede até que os problemas encontrados no local sejam corrigidos, assim não haverá contaminação do solo e nem das nascentes.

O vereador Leonardo Ribeiro – Leozão, foi um dos vereadores que denunciou o caso na reunião da Câmara Municipal nessa segunda-feira (23), mas ainda não havia procurado a Copasa. Convidado pela nossa equipe, ele também acompanhou a visita do engenheiro Gilberto ao bairro Campinho e justificou porque não acionou a Copasa na semana passada. “Na última sexta-feira à tarde eu vim ao local junto com um funcionário da Secretaria do Meio Ambiente e eles ficaram de acionar a Polícia Ambiental e também comunicar à Copasa, mas fico satisfeito com o apoio do Pacheco de Souza em nos ajudar a solucionar o problema”, disse.

Outro vereador que também comentou sobre o assunto durante a reunião da Câmara Municipal nesta segunda-feira foi Salim Salema do PMDB. Segundo ele, “a denúncia foi encaminhada ao Ministério Público de Minas e à Polícia do Meio Ambiente na cidade de Lagoa Santa”. Nossa equipe apurou junto à Promotoria de Justiça de Pedro Leopoldo que o vereador esteve no órgão no final da tarde dessa terça-feira (24) e entregou um pen-drive com fotos e vídeos do vazamento no bairro Campinho.

Um morador ouvido pela nossa equipe também explica porque não ligou no 115 para comunicar o rompimento da rede. “Não ligamos porque o telefone está sempre ocupado, então procurei o vereador por ser um canal direto com a empesa, assim a solução vem mais rápido”, frisou Gilmar dos Santos Alves.

Atualizada dia 25 de março às 10h20.

VEJA MAIS IMAGENS DO LOCAL