Reportagem: Pacheco de Souza / Fonte: Três Corações
Referência nacional em cafés e líder do segmento, a 3 Corações assume o protagonismo quando se trata da valorização das mulheres na cadeia produtiva do café. Nesta sexta-feira, 10 de novembro, durante o último dia da Semana Internacional do Café (SIC), uma das maiores feiras mundiais do setor, a 3 Corações reuniu um time de peso – que contou com a presença do Padre Fábio de Melo, da cantora Simone Mendes e de mais de 1,5 mil cafeicultoras – na celebração que premiou as 60 finalistas do Concurso Florada Premiada, além 23 campeãs regionais.
O Concurso Florada Premiada já recebeu inscrições de mulheres de 29 regiões cafeeiras do Brasil, de 265 cidades do país. Parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), mais de 5.200 cafeicultoras já passaram pelo concurso desde seu lançamento, resultando em mais de 266 toneladas de microlotes de cafés de alta qualidade comercializadas (pontuação 84 a 90+ pontos).
Lançado em 2017, o Projeto Florada recebeu destaque da Organização das Nações Unidas (ONU) – Rede Brasil Pacto Global (ODS 2019) como iniciativa que gera visibilidade, oportunidade de negócios e renda para as mulheres cafeicultoras de todas as regiões do país. Por meio do Concurso Florada Premiada, a marca seleciona microlotes de produtoras de café, compra e distribui os grãos especiais premiados revertendo 100% do lucro obtido. Em edições limitadas, as embalagens dos cafés especiais estampam a foto da responsável pelo cultivo, conectando quem consome a quem produz o café.
“Este é um projeto que nos enche de orgulho, que valoriza histórias muito especiais por trás de cada grão. Está repleto de significados! É uma iniciativa de longo prazo em que criamos laços duradouros com as produtoras do Brasil e com a cadeia do café. Hoje, celebramos e agradecemos profundamente a confiança das milhares de mulheres que nos enviaram o seu melhor café. O Florada é uma grande obra que estará sempre em construção na busca por valorizar este trabalho primoroso e oferecer para o consumidor uma xícara de café que além de sabor tem muito amor de cada uma destas cafeicultoras e pequenas produtoras incríveis”, explica Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.
A linha Florada de cafés especiais está à venda nos melhores supermercados do Brasil em edições limitadas e na loja online.
Conheça as ganhadoras do Concurso Florada Premiada: Rondônia e Minas Gerais registram maior número de cafés especiais premiados
A 6ª edição do Concurso Florada Premiada recebeu 1.168 inscrições de mulheres produtoras de regiões cafeeiras de todo o Brasil.
“O Florada é uma iniciativa que valoriza e reconhece todas as produtoras de café do Brasil, são grãos carregados de histórias que vão além da xícara. Geramos visibilidade para mulheres empreendedoras, permitindo que os sonhos delas floresçam. Um projeto que transforma vidas. Tem muita verdade e muito respeito pelo grande trabalho envolvido, pelo cuidado e amor no cultivo dos grãos destes cafés tão especiais”, explica Patrícia Carvalho, Gerente de Cafés Especiais do Grupo 3corações e cafeicultora.
As cafeicultoras dos estados de Rondônia, de cidades como Cacoal, Novo Horizonte do Oeste, Nova Brasilândia DOeste, e de Minas Gerais, de municípios como Patos de Minas, Serra do Salitre, Conceição das Pedras e Alto Jequitiba, foram destaque na cerimônia que premiou 83 mulheres produtoras de cafés especiais nas categorias 100% Arábica – via úmida e via seca, e 100% Canéfora, além das campeãs regionais.
As finalistas do concurso terão os microlotes de grãos especiais distribuídos pela 3 Corações e 100% do lucro obtido é revertido para o projeto. Em edições limitadas, as embalagens dos cafés especiais estampam a foto da responsável pelo cultivo, conectando quem consome a quem produz o café.
As 3 primeiras finalistas do Concurso Florada participarão ainda de uma missão técnica internacional para conhecer o ecossistema cafeicultor de Honduras e El Salvador, com direito a acompanhante.
Sobre o Grupo 3corações
O Grupo 3corações, empresa líder do segmento de cafés no Brasil, possui um portfólio completo em todas as categorias de cafés: desde tradicionais, especiais, cápsulas, solúveis, instantâneos, até cafés prontos para beber. É reconhecida como líder absoluta nas categorias torrado e moído, bem como em cappuccinos.
Além da marca nacional 3 Corações, o grupo detém mais de 30 marcas de cafés, entre elas: Santa Clara, líder no norte e no nordeste, as clássicas regionais Pimpinela, Brasileiro, Fort, Iguaçu, Itamaraty, Letícia, Fino Grão, Cirol, Doutor, Divinópolis, Toko, Café Manaus, Cruzeiro, entre outras. Também comercializa filtros, porta filtros e acessórios.
A empresa é referência em inovação com a solução exclusiva TRES®️, que conta com um portfólio de máquinas de café e multibebidas, e oferece mais de 40 sabores entre cafés espressos, bebidas cremosas, chás e cafés filtrados em cápsulas.
Além de proporcionar diferentes experiências e possibilidades de consumo de cafés, o grupo também atua no segmento de refresco em pó (Frisco e Tornado), achocolatado (Chocolatto), temperos e derivados de milho (Claramil, Dona Clara e Kimimo).
Em 2020, ingressou em novos segmentos como leites vegetais e isotônicos naturais, fruto da joint venture com a Positive Brands, detentora das marcas A Tal da Castanha, Jungle, Plant Power, entre outras.
Fundada em 1959, por João Alves de Lima, em São Miguel, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a companhia possui 27 Centros de Vendas e Distribuição (CDs), 9 Plantas Fabris, 2 Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade Corporativa Integradora e a Escola de Serviços e Sabores.
Está presente em mais de 400 mil pontos de venda no país, com estrutura logística e comercial próprias. O grupo 3coracoes também exporta café para os principais mercados da América Latina e dos Estados Unidos.