Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem ilustrativa
A solução Entrega Digital dos Correios, lançada em 2020 para viabilizar a troca de mensagens digitais de caráter formal/oficial, entre pessoas e instituições, ultrapassou a marca de mais 2 milhões de cartas eletrônicas enviadas.
O serviço possibilita, a órgãos e empresas, o envio de comunicações aos cidadãos, de maneira fácil, rápida e segura, utilizando o aplicativo da estatal. A plataforma tecnológica multilateral oferecida pelos Correios demonstra o quanto a empresa está posicionada ao que há de mais moderno e inovador no segmento de soluções físicas e digitais, alinhadas às necessidades dos clientes.
A Entrega Digital tem sido efetiva na parceria firmada com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para o envio da carta de exigência aos beneficiários e solicitantes dos serviços do instituto, de forma online, no aplicativo dos Correios. Além da carta física, as correspondências digitais que trazem informações sobre a documentação necessária para requerimento ou confirmação de benefícios estão sendo enviadas a 1,7 milhões de pessoas.
A inovação também trouxe facilidades aos consumidores brasileiros que compram em lojas virtuais estrangeiras. Pelo aplicativo Correios, também é possível receber as notificações sobre a chegada do objeto ao país e informes sobre o pagamento do despacho postal. Milhares de mensagens foram enviadas para agilizar a entrega das encomendas internacionais.
Para receber mensagens digitais, os clientes devem baixar o aplicativo Correios no smartphone e fazer um breve cadastro utilizando o CPF. A tela principal traz vários serviços como Rastreamento de Objetos e Busca Agência. Em Minhas Mensagens, o usuário acessa a sua caixa pessoal de correspondências, onde poderá verificar suas notificações. Essa funcionalidade já está disponível no aplicativo Correios em dispositivos Android e, em breve, também em sistema iOS.