Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
O Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, flexibilizou e ampliou o número de comércios que podem funcionar na cidade neste período de pandemia, no entanto, para acessar os estabelecimentos ou para andar nas ruas está obrigado, por meio de Decreto Municipal, o uso máscaras. A regra está valendo desde a última segunda-feira (13). Segundo a Governo Municipal, neste primeiro momento, quem descumprir a determinação receberá a orientação ou deverá voltar para casa. Posteriormente, não estão descartadas a possibilidade de multas.
A nossa equipe percorreu alguns comércios da cidade sem usar máscara e notou que o Decreto Municipal está sendo seguido. No supermercado BH, no centro, a reportagem tentou entrar sem a máscara e barrada. O funcionário disse que só poderíamos entrar se tivéssemos usando máscara. Na porta da loja também havia o funcionário estava com um litro de álcool para higienizar as mãos dos clientes na entrada e na saída.
Outro supermercado que também está orientando os clientes é o Lagocenter, localizado no bairro Lagoa de Santo Antônio. Por lá foram afixados cartazes cobrando o uso da máscara, também foi disponibilizado álcool em gel para a higienização das mãos e todos os trabalhadores da loja, além do uniforme, ganharam máscaras para usar durante o trabalho. “Com a máscara um protege o outro contra o coranavírus”, disse um cliente do lagocenter.