Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
500 alunos do quinto e sétimo ano do Ensino Fundamental de Pedro Leopoldo, na Grande Belo Horizonte, estudantes de escolas municipais e particular, receberam o Diploma de Conclusão do Curso do Proerd – Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência. A formatura da turma do 2º Semestre 2019 aconteceu no Ginásio do Ceppel na noite dessa quinta-feira, 05 de dezembro.
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, pais dos alunos, professores, convidados, além da Coronel Kerley da Silva Almeida – Comandante da 19ª Região da PM, Tenente Coronel João Washington Rodrigues – Comandante da 11ª Companhia Independente, o Promotor de Justiça, Dr. Flávio César de Almeida Santos e o Soldado Edevanderson, Instrutor do Proerd. O Leão Daren, mascote do proerd, agitou as crianças com muita música e danças. A Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Matozinhos, abrilhantou o evento com uma linda trilha sonora.
“Hoje é um dia de muito júbilo para a Polícia Militar. Nós, muito mais que uma solenidade, nós estamos firmando um compromisso de 500 cidadãos que assumem diante dos pais e da comunidade o compromisso de ficar longe das drogas. As drogas assolam inúmeras famílias e levam muitos jovens à morte de forma trágica e precoce. Muito mais que fazer um mundo melhor para os nossos filhos, nós precisamos sempre lutar para fazer filhos melhores para o nosso mundo”, disse o Tenente Coronel João Washington Rodrigues.
“Eu aprendi que não devemos usar drogas e é preciso respeitar o Pai e a Mãe”, disse o aluno Pedro Henrique, de 11 anos, da Escola Municipal de Cantagalo, Zona Rural do município. “Eu gostei muito do curso. Aprendi que é certo ter uma vida segura e responsável, ficar longe das drogas e orientar a minha família a não usar drogas”, acrescentou o aluno Ricardo Corrêa, de 11 anos.
Confira a relação das escolas que participaram da formatura noite passada. Escola Municipal Alice Lobato Martins, Caminho Feliz, Dona Carmem Barroso, Dona Jandirinha, Avary de Campos, Heitor Cláudio de Sales, José Pedro Filho, Escola Municipal de Matos, Rosalino Marques e Lacoan.