Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
A presença de um cágado andando pela Praça da Prefeitura de Pedro Leopoldo na noite dessa quarta-feira (06), chamou a atenção de pedestres que circulavam pelo local por volta das 19h40. As professoras de artes e dança, Silvia Januária e Cintia Valene, encontraram o animalzinho e, incialmente, pensaram que era uma tartaruga ou um jabuti, no entanto, a nossa equipe fez contato com a Polícia Ambiental e descobriu que o animal é um cágado.
O Policial orientou a nossa equipe por telefone e seguindo as orientações o bicho foi solto às margens do Ribeirão da Mata. “Você deve prestar atenção na pata do animalzinho, se a pata for parecida com a de um elefante, trata-se de uma tartaruga e neste caso a Polícia Ambiental fará o resgate. Caso a pata for parecida com a de um pato, trata-se de um cágado e pode ser solto na mata perto do ribeirão da mata”, informou o Sargento Augusto.
“Fico feliz que tenha dado solução para o caso. Temos que nos preocupar com o Meio Ambiente e precisamos ter orientações de como lidar com o animal numa situação semelhante a essa. A minha preocupação era com a possiblidade de alguém passar e pegar o bicho para vender ou até mesmo matar”, comentou a professora de dança Cintia Valene.
“Eu achei que era uma tartaruga e depois pensei que fosse um jabuti. A gente precisa saber procurar os órgãos públicos que defendem o meio ambiente e procurar sempre valorizar a natureza. Até brinquei aqui que o cágado veio manifestar o seu direito de sobrevivência, pois o meio ambiente está jogado de lado”, desabafou a professora de artes, Sílvia Januária.
Sobre o Cágado ou Chelidae
Chelidae é uma família do grupo de quelônios (Ordem Testudinata), também chamada de cágados.
A família é constituída por cerca de 40 espécies classificadas em 11 gêneros distribuídos pela Austrália, Nova Guiné e América do Sul. O habitat preferencial é em florestas, junto de rios de curso lento lagoas rasas e terrenos pantanosos. A carapaça dos cágados é ovalada e de cor escura. A maioria das espécies do grupo é carnívora e alimenta-se de vermes, moluscos, pequenos peixes, aves, vegetais, crustáceo e insectos; há também espécies omnívoras.
São também conhecidos por angapara, cágado-d’água-doce, cangapara, sapo-concho, e, na Bahia, ajapá. Contudo, em Portugal, o termo cágado, é exclusivamente utilizado para as duas únicas espécies de tartarugas aquáticas nativas do país, ou seja, a Emys orbicularis e a Mauremys leprosa.
A família Chelidae surgiu durante o Miocénico.
Fonte: Wikipédia