Concessão da rodovia à iniciativa privada, conforme proposta do Executivo, divide opinião de autoridades municipais
Reportagem: Pacheco de Souza / Imagens de arquivo
A possibilidade de instalação de praças de pedágio na Rodovia MG-424, entre Belo Horizonte e Sete Lagoas (Região Central), volta a mobilizar autoridades e moradores de cidades localizadas ao longo da via. O trecho integra o plano de concessões rodoviárias anunciado recentemente pelo governador Romeu Zema (Novo).
Para tratar dos impactos dessa medida no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne com prefeitos e outras autoridades nesta quinta-feira (27/6/19), às 10 horas, no Auditório José Alencar.
O requerimento é do deputado Professor Wendel Mesquita (SD), que quer buscar um entendimento entre os que veem a implantação do pedágio como negativa, por onerar demais o transporte, e os que miram a realização de obras aguardadas há tempos na rodovia, em trechos ruins como nas proximidades de Matozinhos.
Entenda o caso
No início de 2018, o então governador Fernando Pimentel (PT) lançou edital de licitação que previa a concessão de um trecho de cerca de 50 quilômetros da rodovia, entre a MG-010, próximo a Vespasiano, e Sete Lagoas. Isso implicaria a implantação de duas praças de pedágio, próximas aos municípios de São José da Lapa e Prudente de Morais.
À época, o Executivo argumentava que a estrada tem alto índice de acidentes e precisa de reformas urgentes, o que só seria possível com a concessão, devido à situação financeira do Estado. O assunto chegou a ser tema de audiência na ALMG, antes mesmo da licitação. Uma ampla movimentação local, porém, conseguiu uma liminar judicial suspendendo o processo.
Uma das preocupações das lideranças do movimento “Todos contra o Pedágio” era com o encarecimento das passagens pagas por moradores que trabalham diariamente na Capital, o que poderia resultar em desemprego e outros prejuízos nas relações com Belo Horizonte.
Diante da liminar, o processo licitatório não foi concluído. Porém, a MG-424 volta a figurar nas concessões anunciadas recentemente pelo governo mineiro, com previsão de licitação já no próximo semestre, conforme destaca o gabinete do Professor Wendel Mesquista.
Prefeitos de oito cidades impactadas foram convidados para a audiência, assim com secretários de governo envolvidos com o projeto.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.
Convidados:
Custódio Antônio de Mattos – Secretário da Secretaria de Estado de Governo
Manoel Vitor de Mendonça Filho – Secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
Monica Salles Lanna – Subsecretaria de Projetos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas
Duílio de Castro Faria – Prefeito Municipal de Sete Lagoas
Antônio Divino de Souza – Prefeito Municipal de Matozinhos
Diego Álvaro dos Santos Silva – Prefeito Municipal de São José da Lapa
Elmo Alves do Nascimento (Confirmado) – Prefeito Municipal de Capim Branco
Celso Antônio da Silva (Confirmado) – Prefeito Municipal de Confins
Cristiano Elias dos Reis Costa e Salim Salema Pimenta (Confirmados), respectivamente, Prefeito e Vice da Prefeitura de Pedro Leopoldo
José Roberto Filho (Confirmado) – Prefeito de Prudente de Morais
Ilce Alves Rocha Perdigão – Prefeita de Vespasiano
Fonte: Assembleia de Minas