Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
O Tenente Coronel João Washington de Azevedo Rodrigues – Comandante da 11ª Companhia Independente da Policia Militar, anunciou na noite dessa terça-feira (23), a criação de uma PATRULHA RURAL para atender aos moradores de Pedro Leopoldo, Matozinhos, Capim Branco e Prudente de Morais. O anúncio foi feito durante uma reunião com fazendeiros, realizada no auditório da Capepe – Cooperativa Agropecuária de Pedro Leopoldo. Cerca de 100 agricultores da cidade e da região estiveram presentes.
Os fazendeiros estão preocupados com as invasões que estão ocorrendo nas propriedades rurais. O dono de um sítio localizado na estrada da Fazenda do Urubu denunciou vários furtos na região e sugeriu instalar placas indicativas da rede de fazendas protegidas nas propriedades. Outro morador da Ponte Alta revelou que estão ocorrendo furtos nas residências e disse que a segurança na região é precária. Um fazendeiro reclamou do telefone 190 da Polícia Militar que, segundo ele, as ligações estão caindo em Sete Lagoas e o deslocamento das viaturas está demorando muito.
O Comandante da 11ª Companhia Independente, Tenente Coronel Rodrigues, frisou que a região da Ponte Alta precisa de um sistema de câmeras para monitorar a entrada e saída de pessoas suspeitas. O oficial da PM deu ainda uma boa notícia a todos os presentes sobre o lançamento da Patrulha Rural. “Vamos fazer o lançamento oficial da Patrulha Rural no próximo dia 28 de janeiro. O evento será às 09h00, no Parque de Exposições de Pedro Leopoldo. Espero contar com a presença de todos”, disse.
O comandante da PM lembrou da necessidade de se ter um bom relacionamento entre os vizinhos, pois o vizinho é o nosso parente mais próximo. “As câmeras de vídeo e toda a tecnologia existente é muito importante, mas nada substitui o nosso olhar para qualquer atitude suspeita na proximidade da nossa propriedade. Também precisamos ser mais objetivos na hora de postar mensagens nos grupos de WhatsApp da Rede de Fazendas Protegidas, é preciso evitar mensagens desnecessárias e focar no objetivo do grupo”, finalizou.
Monitoramento de Fazendas
Durante a reunião, uma Empresa especializada na tecnologia conhecida como vídeo analítico (VisiComp Alarm) apresentou um projeto aos fazendeiros da região. Segundo a empresa, o sistema desenvolvido por eles consegue identificar até 90 objetos diferentes e ainda dispara um alerta sempre que tiver um objeto estranho na propriedade. O projeto já está funcionando na Fazenda Mocambo, em Mocambeiro, Distrito de Matozinhos. O sistema funciona com internet a rádio, cabeada ou chip de qualquer operadora de telefônica.
Lançamento da Patrulha Rural
O lançamento da Patrulha Rural será no Parque de Exposições de Pedro Leopoldo. O evento será no dia 28 de janeiro, às 09h00. Todos estão convidados.