CHEFE DA TRANSPL REUNIU COM MOTORISTAS DE VANS DA CIDADE E DITOU AS NOVAS REGRAS PARA QUEM DESEJA CONTINUAR PRESTANDO ESSE SERVIÇO NA CIDADE
Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
Na última semana a Prefeita de Pedro Leopoldo, Eloísa Helena, o chefe da TRANSPL Wantuir Gomes da Silva, a Supervisora de Trânsito Mara Aparecida Alves, a Chefe de Gabinete Ana Paula e a Procuradora do Município, Dra. Suzana Savoy, se reuniram com dezenas de motoristas que fazem o transporte escolar na cidade para cobrar mais eficiência no serviço e segurança para os alunos.
Quase cinquenta motoristas participaram da reunião no prédio da Prefeitura Municipal. O chefe da TRANSPL ditou as novas regras para quem deseja continuar prestando esse serviço na cidade e passou aos motoristas uma lista com uma série de exigências que eles terão que cumprir até o final de março de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB. “O transporte escolar é de uma seriedade tão grande que o novo código de trânsito separou um capítulo inteira só para tratar desse assunto. A prefeitura tá cumprindo seu papel, terminando uma regulamentação iniciada há alguns anos para que esse transporte seja confiável”, informou Wantuir Gomes.
De acordo com o Wantuir Gomes até o dia 1 de março os motoristas devem apresentar a documentação exigida e, até o final de abril os condutores terão que fazer o curso obrigatório.
O presidente da Associação dos Motoristas de Vans da cidade aprovou a iniciativa da TRANSPL. “Todo diálogo é válido, nessa reunião ficaram esclarecidos coisas que nós realmente teríamos que saber. Os pais também podem atuar como fiscais, ajudando a associação fiscalizar se as vans não estão superlotadas, transportando crianças sem segurança”, observou Juliano Passos Ribeiro.
Para o vice-presidente da instituição, Sélem Salema, a regulamentação dos motoristas já era para ter acontecido. “Agradeço a nossa prefeita e também o Wantuir Gomes pela força que está sendo dada para nossa classe, pois a gestão anterior ficou oito anos e não resolveu esse problema, mas agora vamos andar legalizados”, disse.
ALGUMAS DAS EXIGÊNCIAS FEITAS
Os motoristas terão que apresentar laudo de inspeção veicular feito por empresa credenciada pelo IMETRO.
Eles devem também apresentar CNH e o CRLV com observação feita pelo Detran que o condutor está habilitado para trabalhar com esse transporte.
Condutores devem fazer curso obrigatório de acordo com exigências do CTB.
Em caso de blitz da Polícia Militar ou da TRANSPL, o motorista também deverá apresentar a autorização do órgão de trânsito.