Reportagem: Lívia Laudares / Fotos Prefeitura de Pedro Leopoldo
Em reunião da Granbel (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de BH), o Prefeito de Pedro Leopoldo Cristiano Marião e o Vice-Prefeito Salim Salema pediram providências ao Estado de Minas Gerais em relação ao chamado ‘Trevo da Morte’, também conhecido como “Trevo da Holcim”. A reivindicação que faz parte da segunda reunião itinerante da Granbel ocorreu em Matozinhos.
Acidentes no trecho já são conhecidos pelos moradores da região. As melhorias do “Trevo da Holcim” são pautas constantes das reivindicações populares. Em um ano a Equipe do Mix Notícias registrou em suas publicações mais de 20 ocorrências, muitas delas com vítimas fatais. Além da imprudência de alguns motoristas o “Trevo da Holcim” tem precária iluminação à noite e em vários momentos do ano o mato fica alto nos canteiros, atrapalhando a visibilidade dos condutores.
Cristiano Marião foi enfático sobre a importância do trecho para a vida dos cidadãos da região metropolitana, e reiterou a preocupação com o alto índice de acidentes no local. “Pedro Leopoldo é cortada pela MG-424 na região Central e Norte. Em determinada situação, quem precisa fazer o trajeto de uma região a outra tem pela frente um trevo que, infelizmente, foi batizado como “Trevo da Morte”, pois, quase que diariamente, acontecem acidentes por lá. Eu pedi a oportunidade da palavra porque essa é uma preocupação dos pedroleopoldenses e dos munícipes da cidade na qual nos reunimos hoje e que necessitam fazer uso da via para irem a Belo Horizonte. Então, espero que possamos contar com a Granbel para resolver esse problema que, há anos, vem matando munícipes de Pedro Leopoldo, Matozinhos e de demais cidades do estado”, lamentou.
Marião ainda reiterou as dificuldades que vêm, ao longo dos anos, adiando a obra. Ele afirmou que esforços não foram medidos em seu mandato como vereador para que uma solução fosse encontrada. “O Prefeito de Matozinhos, Antônio Divino, já havia solicitado de fazermos uma força-tarefa, marcar uma reunião com o DEER. Em 2008, quando fui vereador, nós fizemos um abaixo-assinado que coletou mais de 6 mil assinaturas e levamos o documento ao diretor do DEER à época. Estamos aqui para solicitar que a Granbel nos ajude nessa empreitada. Nós sabemos da dificuldade que o governo e os municípios têm em relação a recursos, por isso mobilizamos o empresariado para que, se preciso for, executem a obra. Então precisamos que o DEER dê apenas a chancela para a aprovação do projeto. Até mesmo para a execução do projeto nós temos a união dos engenheiros da cidade, dos topógrafos, que querem colaborar, tamanho o problema que Pedro Leopoldo e Matozinhos passam”, afirmou.
Na oportunidade, o Prefeito Cristiano Marião e o Vice-Prefeito Salim Salema entregaram um ofício ao Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, e ao Diretor-Geral do DEER-MG, Djaniro da Silva, solicitando uma intervenção do estado na MG-424, especificamente no trecho conhecido como “Trevo da Morte”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedro Leopoldo