Brasília é a Capital de todos os brasileiros, sua população é formada por pessoas vindas de todos os cantos deste grande País. Cada uma dessas pessoas traz consigo a cultura de suas regiões, o que faz de Brasília uma cidade rica e diversificada na sua gastronomia e na cultura.
A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960, com apenas parte de sua estrutura básica. O projeto do plano-piloto foi concebido pelo arquiteto Lúcio Costa, vencedor de um concurso nacional que selecionou a melhor proposta para a cidade. As principais edificações foram desenhadas por seu colega Oscar Niemeyer. Mas a proposta geral da cidade nasceu das idéias de Israel Pinheiro e do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Brasília é formada pela Asa Norte, Asa Sul, Setor Militar Urbano, Setor de Garagens e Oficinas, Setor de Indústrias Gráficas, Área de Camping, Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Setor de Embaixadas Sul e Norte, Vila Planalto, Granja do Torto, Vila Telebrasília, Setor de áreas Isoladas Norte e sedia os três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário.
O estádio Mané Garrincha
O estádio escolhido por Brasília para receber os jogos da Copa é o Mané Garrincha, construído em 1974. O espaço conta com um complexo esportivo com vestiários, sala de fisioterapia, alojamento, restaurante e academias. Hoje pode acolher 45 mil pessoas, mas uma reforma já programada vai aumentar sua capacidade para 70 mil lugares. Além de alterações no gramado e nas arquibancadas, o estádio ganhará uma cobertura e um setor para lojas e empreendimentos comerciais. Para o acesso serão construídas doze rampas. Os trabalhos foram iniciados em 2009. Infraestrutura para o turismo Brasília tem dois setores de hotéis e flats, que ao todo somam 50 estabelecimentos, com um total de 28 mil leitos. A acomodação mais afastada do estádio Mané Garrincha, fica a apenas 2 km, distância que pode ser percorrida a pé. Existem novos projetos em execução para a rede hoteleira da cidade, e a previsão é de que a oferta irá aumentar em, no mínimo, 20% até 2014.
Infraestrutura aeroportuária
O aeroporto foi fundado em 1957, e já passou por reformas e ampliações. Uma nova expansão deve ampliar o terminal de passageiros e o acesso viário doaeroporto. No atual terminal, haverá melhorias em aproximadamente 8 mil m2, incluindo saguão, salas de embarque e desembarque, check-in, controles de entrada de passageiros, meio-fio de desembarque e área de bagagens. Com a ampliação do terminal, serão acrescidos cerca de 80 mil m2, o que permitirá atender a um movimento de 25 milhões de passageiros por ano. A obra vai custar cerca de R$ 140 milhões, dinheiro que virá do PAC. O plano prevê a implantação de um novo estacionamento em frente ao aeroporto. Hoje a área comporta 1.300 veículos e passaria a ter capacidade para cerca de 5 mil.
Os desafios da capital federal
O primeiro desafio de Brasília é encontrar a viabilidade de manutenção do novo Mané Garrincha no pós-Copa. A capital não tem potencial esportivo suficiente para manter o novo espaço apenas com a renda gerada por partidas de futebol. A alternativa mais viável é adaptar o empreendimento para receber também shows e outros eventos de entretenimento de grande porte, que já fazem parte do dia-a-dia de Brasília. Portanto, a nova arena deve ser flexível para receber vários tipos de eventos. A cidade já dispõe de um parque hoteleiro dinâmico que poderá beneficiar-se desse turismo pós-Copa.
Até a próxima matéria, onde conheceremos um pouco mais Cuiabá, capital de Mato Grosso.
Um abraço a todos.
Marcos de Jesus