Reportagem: Pacheco de Souza / Foto de arquivo
Na última semana (06 de junho) o presidente do Diretório Municipal do PMDB em Pedro Leopoldo, Ângelo Tadeu Viana Pereira, enviou nota à nossa redação, com pedido de esclarecimento à população, informando que são mentirosas as afirmações feitas pelo Sindicato dos Servidores Públicos da cidade durante paralisação e protesto realizado recentemente no município.
Em entrevistas nos veículos de comunicação da cidade, o presidente do sindicato, Marcelo Cristino, tem revelado que os servidores municipais estão lutando por reajuste salarial, progressões e promoções de carreira, vale-refeição e vale-transporte, além de outras reivindicações, mas o partido da prefeita na cidade afirma que estes direitos não foram retirados dos servidores.
VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA
O DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PMDB DE PEDRO LEOPOLDO, diante da ação SINDSPL, que tenta denegrir a imagem da nossa filiada, Prefeita do Município, com afirmações MENTIROSAS, sente-se no dever de contestar e esclarecer a todos os moradores do município de Pedro Leopoldo e buscando informações junto aos setores competentes da Administração Municipal, esclarece:
= MENTIROSA a afirmativa de que a atual Administração retirou as promoções dos servidores.
Somente suspendeu, por faltar recursos (dinheiro) e para não extrapolar o percentual permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A receita do Município reduziu, como em outros municípios de todo o Brasil.
= Também FALTAM COM A VERDADE, quando afirmam que foi retirado as férias anuais dos servidores.
A administração cumpre rigorosamente a legislação, concedendo as férias de acordo com a Lei.
= Não é verdade que o município retirou o direito de averbar tempo conquistado no serviço público.
Isso pode ser requerido a qualquer hora ou dia, bastando o servidor protocolar o pedido.
= MENTIROSA e FALSA, com propósito de enganar o servidor público, também é a afirmação de que quase 40% da folha de pagamento é consumida pelos ocupantes de cargos comissionados, taxando que os referidos cargos são políticos.
A atual gestora, ao assumir a Administração, procurou pessoas responsáveis e capacitadas para ocupar os cargos que são de suma importância, pois são ordenadores de despesas, com dedicação exclusiva ao serviço público.
= Totalmente irresponsável e demagógica a afirmação de que o comportamento da Administração é para manter os cargos de alto salário.
A Prefeita, reduziu seu salário, dos comissionados e dos Secretários que, antes mesmo da redução, estes cargos tinham o menor salário comparando com prefeitura do mesmo porte.
= Destituída de veracidade a afirmação que servidores são perseguidos, sofrendo com mando e desmando.
A administração atende e dialoga, sempre que solicitado, pelo sindicato e pelo servidor.
= A única verdade contida em panfleto distribuído, é de que a Prefeita prometeu valorizar as conquistas dos servidores.
Realmente fez o compromisso e valorizou sim o servidor. Esta foi à primeira Administração a conceder o ticket de alimentação; EPI’S; uniforme; lanche; pagamento antecipado; melhoria dos locais de trabalho, principalmente no PA e unidades escolares. Além de tudo isso vale destacar o respeito e cordialidade que sempre é dispensado a todos os servidores.
Porém, a economia regrediu e inúmeras dificuldades surgiram, impossibilitando o reajuste deste ano.
O reajustamento anual não pode ser concedido, porque extrapolaria o percentual máximo admitido pela Lei de responsabilidade fiscal, procedimento que foi adotado pela maioria dos municípios de Minas Gerais. A afirmativa de defasagem de 50% também não é verdadeira.
A ATUAL ADMINISTRAÇÃO É TRANSPARENTE, SÉRIA e acreditamos que sempre estará aberta ao diálogo responsável, sem demagogia e sem fins políticos.
= Realmente é o cidadão que é afetado com descaso de alguns, que mentem para a população, desvirtuando os fatos e propagando MENTIRAS.
O Diretório do PMDB de Pedro Leopoldo, tomou a iniciativa de fazer esses esclarecimentos, ao ver vereadores e políticos em cima de um carro de som, aproveitando do momento buscando ganhar votos. Não podíamos calar diante de acusações MENTIROSAS.
Temos certeza que o compromisso maior da Prefeita é trabalhar para todos e não demitir nenhum funcionário, neste momento gravíssimo da nossa economia.