Campanha liderada pela Rádio PL FM em Pedro Leopoldo arrecada centenas de donativos para as vítimas do rompimento das barragens da Mineradora Samarco
Reportagem e fotos: Pacheco de Souza
Uma campanha liderada pela Rádio PL FM em Pedro Leopoldo e também pelo Portal Mix Notícias, arrecadou centenas de donativos para as vítimas do rompimento das barragens da Mineradora Samarco, em Mariana, na Região Central de Minas. Nos últimos dias, ouvintes dos programas Cidade Urgente e Manhã Alto Astral, sensibilizados com a situação das vítimas, enviaram centenas de doações à emissora. Entre os donativos estão: água mineral, alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e outros.
No último final de semana nossa equipe visitou a região e levou três veículos lotados de donativos, tudo foi entregue na Arena Mariana, um dos postos de recolhimento localizado no centro da cidade histórica.
SOLIDARIEDADE QUE FAZ BEM
O motorista Reginaldo de Freitas Araújo, morador do bairro Novo Campinho em Pedro Leopoldo, ajudou nossa equipe no transporte das doações, ele aproveitou para levar sua moto de trilha em cima de uma caminhonete para ajudar as equipes de resgate, levando os alimentos onde não é possível ir de carro. “Fico comovido porque sou do interior e sei bem o que é passar necessidade, dá um alívio no coração em saber que podemos ajudar, isso não tem dinheiro que pague”, comentou.
“É um sentimento que só quem está por perto consegue descrever, foi uma perda muita grande, mas estamos aqui para ajudar no que for necessário, acrescentou Claudimir Lopes Dias, outro motorista de Pedro Leopoldo que ajudou no transporte das doações.
Na primeira semana de arrecadação a empresa Gesso Minas enviou à rádio PL FM cerca de 40 fardos de água mineral e dezenas de pacotes de roupas que foram arrecadadas em uma campanha feita pela empresa. “Nós já estávamos fazendo uma campanha na empresa, mas quando vi que o Mix Notícias estava arrecadando as doações para Mariana eu não pensei duas vezes. Ajudar sempre faz bem, e se cada um fizer um pouco, este pouco se torna muito”, frisou o empresário Ederson.
O vereador Vicente Cruz também ficou bastante sensibilizado com a tragédia na Região de Mariana, além de abastecer os veículos que transportaram as doações do último final de semana, ele fez questão de acompanhar nossa equipe na viagem. “A Arena Mariana está parecendo um formigueiro de tanta gente ajudando, o povo está solidário com as vítimas. São pessoas ajudando e voluntários trabalhando para selecionar as doações que serão encaminhadas às vítimas”, observou o parlamentar.
VOLUNTÁRIOS DE CAMPINAS EM MARIANA
Em Mariana nossa equipe encontrou um grupo de voluntários que saiu de Campinas/SP com destino à Mariana/MG, eles viajaram quase 700 quilômetros só para ter o prazer de ajudar. “Foram dez horas de viagem, mas está sendo muito válido estar aqui ajudando”, comentou Robson, líder do Projeto Há Esperança, ele é um dos integrantes da equipe que é composta por nove pessoas, incluindo três médicos. “Uma vez que acontece este tipo de coisa só nos resta estender as mãos para as pessoas que precisam”, acrescentou o médico Ruan de Jesus.
Ainda segundo Dr. Ruan, no posto montado dentro da Arena Mariana o tratamento psicológico é o mais procurado, já que as famílias estão abaladas com a tragédia.
MAIS VOLUNTÁRIOS
Acumã Maia saiu da cidade de Matozinhos na Região Metropolitana de Belo Horizonte e está ajudando a separar as roupas que chegam para as crianças. Ela e o marido mudaram há pouco tempo para Mariana e ambos estão trabalhando como voluntários. “Nós trabalhamos várias horas por dia, estamos indo até quando o corpo aguenta. É muito bom ajudar, eu me sinto bem contribuindo com estas famílias”, revelou.
MAIS DOAÇÕES
Neste domingo, dia 15 de novembro, nossa equipe estará voltando à Mariana com novas doações. Até o momento já são aproximadamente 800 litros de água mineral, roupas, alimentos, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza arrecadados. Mas, ontem, uma moradora da cidade de Barra Longa fez contato com a nossa equipe e informou que utensílios domésticos estão entre os donativos que as vítimas precisam.
Quem quiser enviar sua doação pode fazer contato com a nossa equipe através do telefone (31) 9 9713-4776.