Reportagem: Pacheco de Souza / Imagem reprodução
A terra tremeu no bairro Lagoa de Santo Antônio na Região Norte de Pedro Leopoldo na noite desta segunda-feira, dia 04 de maio. De acordo com vários moradores ouvidos pela nossa equipe o fenômeno foi percebido entre às 22h00 e 23h00. Na rede social este foi o assunto mais comentado desta manhã na cidade. “Foi um barulho parecido com algo caindo no chão. Há dez anos tivemos vários tremores na região e até casas ficaram trincadas na época. Sempre que isso ocorre assusta, minha esposa já pensa em mudar do bairro”, comentou Nilson Rosa, morador da Rua Cláudio Rodrigues Lopes.
Na mesma rua o morador Claudimir Lopes Dias acrescentou “isso foi por volta das 22h30. Eu havia acabado de receber uma ligação e quando retornei à sala aconteceu o abalo. Como já tivemos este caso em outra época, ficamos sempre apreensivos com o que pode acontecer”, disse. “Balançou a janela e a porta, mas eu não assustei e nem tive medo”, emendou o garotinho Guilherme Souza Dias, filho de Lopes.
O assunto também preocupou o vereador Vicente Cruz que é morador do bairro. “Eu e minha esposa ouvimos um barulho, mas pensamos que fosse caminhão passando em algum buraco no meio da rua, no entanto, nesta manhã algumas pessoas me questionaram sobre o o assunto e então me dei conta que poderia ser um tremor de terra”, frisou.
Um comerciante ouvido pela nossa reportagem cobrou explicações de especialistas. “Algum estudioso precisa nos dizer o que está acontecendo. Já ouvi dizer que estamos na região do Vale São Francisco e que aqui tem muitas cavernas. Conheço pessoas que até já se mudaram do bairro há alguns anos devido aos tremores de terra na ocasião. Nós moradores precisamos de uma resposta de algum geólogo, porque isso também pode ser em razão das atividades exercidas nas Indústrias de Mineração da região, é preciso pesquisar”, sugeriu Ronaldo de Sá, conhecido no bairro como Ronaldo do Trailer.
De acordo com o Observatório Sismológico de Brasília o tremor foi de 2.2 na Escala Richter, considerado de baixa intensidade.