Há 225 anos, a cidade celebra o Jubileu do Bom Jesus do Matozinhos, uma das maiores festas da região
Reportagem: Pacheco de Souza
Fotos: Arquivo do Mix Notícias de 2011
Começou no último dia 13 de junho e vai até o próximo domingo, dia 24, a Festa em honra ao Bom Jesus do Matozinhos, na cidade de Conceição do Mato Dentro no interior de Minas. A tradicional festa católica tem uma programação bem extensa. As celebrações dentro do Santuário do Bom Jesus começam ainda durante a madrugada, as 05h e vai até às 22h todos os dias, com intervalos de uma em uma hora.
Romeiros de várias partes do país e turistas de vários estados e de cidades mineiras, vão visitar Conceição do Mato Dentro até o próximo final de semana. A cidade que tem uma população estimada em 20 mil habitantes, vê esse número triplicar nos dias do evento. Estima-se que mais de 100 mil pessoas vão passar pela cidade nesses dias de festa.
História da festa:
Em 1787, com ordem do Papa Pio VI foi instituído o Jubileu de Conceição do Mato Dentro. E a partir desse ano, o dia de Santo Antônio, 13 de junho, passa a ter um caráter todo especial para os moradores de Conceição. É o início do Santo e Tradicional Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, que vai até o dia 24 – dia de São João Batista – quando acontece a solene bênção de encerramento.
São 11 dias de grande vivência de fé e oração, no alto da Montanha do Santuário do Bom Jesus, que abençoa a cidade e os devotos romeiros que chegam fervorosos de tantos lugares. Acredita-se que o movimento do Jubileu supera o movimento da tradicional festa do Rosário, que é dia 1º de janeiro, e da Padroeira, dia 8 de dezembro.
Turistas
Muitos romeiros de Pedro Leopoldo, Matozinhos, Capim Branco, Prudente de Morais e de outras cidades da grande Belo Horizonte já estão na cidade acompanhando as festividades; outros estão se programando para viajar rumo à Conceição até o próximo final de semana.
Dicas do Mix Notícias
Quem vai viajar de carro para passar apenas um dia na cidade, é bom viajar durante a madrugada para conseguir estacionar mais perto do Santuário, para aqueles que vão viajar para ficar mais dias, pode levar barracas e acampar na região. Como a cidade não tem muitos restaurantes, o próprio turista pode preparar seu alimento e levar em uma caixa térmica, ou se preferir, em Conceição do Mato Dentro as famílias da região oferecem alimentação e banheiro com preço especial.