1º Congresso Espírita mostra potencial do turismo religioso em Pedro Leopoldo

Reportagem: Lívia Laudares com informações da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo e Memorial Chico Xavier

As inscrições foram esgotadas, o movimento na cidade será tão grande que turistas já relatam dificuldade em conseguir estadia.

A partir de amanhã (30) Pedro Leopoldo irá sediar o 1º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo, que acontece na cidade até o dia 02 de julho. Com o tema “Jesus, Kardec e Chico: Evangelho Sempre”, o evento celebra 90 anos de fundação do Centro Espírita Luiz Gonzaga e da primeira psicografia do médium. Serão três dias de atividades com  nomes importantes na cena espírita, como Divaldo Franco, Haroldo Dutra e o Presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) Jorge Godinho. São esperados mais de 3 mil pessoas nos três dias do evento.

Chico Xavier na distribuição da sopa

Pensando no melhor acolhimento dos milhares de turistas e participantes do 1º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, promove reformas e melhorias no Ceppel e no Capão, região na qual Emmanuel apareceu pela primeira vez a Chico Xavier.

No Centro Poliesportivo, equipes da Secretaria realizaram adaptações nos banheiros e construíram uma rampa de acesso à quadra, o que possibilitará o uso desses recintos por pessoas com mobilidade reduzida. Estão sendo feitas ainda reformas elétrica e hidráulica e a troca de portas. No Capão, as intervenções incluíram a compactação e aplicação de bica corrida na estrada que dá acesso à área. Melhorias têm sido feitas também na passarela, escadaria e no calçadão.

O evento realiza o desejo de vários cidadãos de Pedro Leopoldo, que a cidade natal do Mineiro do Século fosse destino de turistas que buscam conhecer melhor a vida de Chico Xavier. Vendo nisso uma possibilidade de crescimento será celebrada, na próxima semana, de 3 à 9 de julho, a XIV Semana Chico Xavier e uma feira de livros.

O 1º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo acontece na cidade do dia 30 de junho até o dia 02 de julho. As inscrições estão esgotadas. Os locais do evento são o Centro Espírita Luiz Gonzaga, que fica na rua São Sebastião, 55 e no CEPPEL – Centro Poliesportivo de Pedro Leopoldo, na avenida Anélio Caldas, 530.

 

Autoridades fecham últimos detalhes do evento

Reunião no Gabinete

Na manhã desta quarta-feira, 28, o Vice-Prefeito, Salim Salema, o Assessor Especial de Segurança Pública, Coronel Alberto Luiz, o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Wilson Marques, e o Gerente de Cultura, Misael Elias, se reuniram com a organizadora do 1º Congresso Espírita de Pedro Leopoldo, Célia Diniz, para acertar detalhes relacionados à segurança e o trânsito nos dias de evento.

 

Sobre o Centro Espírita Luiz Gonzaga

Fachada do Centro Espírita Luiz Gonzaga

Com um grupo de amigos, em 21 de junho de 1927 Chico Xavier fundou o Centro Espírita Luiz Gonzaga, tendo a sede definitiva construída 23 anos depois em 02 de abril de 1950, no mesmo terreno onde existiu o casebre em que Chico nasceu. Em 8 de julho de 1927 Chico Xavier psicografou sua primeira mensagem e anos depois compilou em seu primeiro livro “Parnaso de Além-Túmulo”. Aos 20 anos de idade o médium lançou a polêmica coletânea de poesias de vários autores conhecidos. Era o começo de uma missão que iria gerar mais de 10 mil cartas a familiares que perderam seus entes e 400 livros. O centro espírita através de seu departamento de promoção social atende mais de 130 famílias cadastradas, mas sempre na medida do possível ajuda outras famílias que carecem de ajuda.

Sobre Chico Xavier

Nascido em Pedro Leopoldo-MG, em  02 de abril de 1910, Chico Xavier foi batizado com o nome de Francisco de Paula Cândido,  em homenagem ao santo do dia de seu nascimento.

Em 1966, mudou, oficialmente, seu nome para Francisco Cândido Xavier quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos.

Foi o maior divulgador da Doutrina Espírita no país, começando por Pedro Leopoldo, quando fundou o primeiro centro espírita da cidade. É reconhecido por suas obras e sua doçura e caridade. Escreveu mais de quatrocentos livros, mas nunca admitiu ser o autor de nenhuma obra, pois insistia reproduzir apenas o que os espíritos ditavam. Nunca aceitou o dinheiro lucrado com a venda de seus livros, doando os direitos autorais para a FEB – Federação Espírita Brasileira.

Psicografou mais de quatrocentos livros. Vendeu mais de cinquenta milhões de exemplares em português, com traduções em  inglês, espanhol, esperanto, francês, alemão, italiano, russo, mandarim, romeno, sueco, grego, húngaro, braile, e etc..

Psicografou cerca de dez mil cartas “de mortos para suas famílias”, nunca tendo cobrado por isso. As cartas eram tidas como psicografias autênticas pelos familiares e algumas chegaram a ser aceitas como provas em casos de julgamentos jurídicos.

Ao longo de sua vida, Chico Xavier recebeu o título de cidadania em aproximadamente 80 cidades brasileiras, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, foi eleito o “Mineiro do século XX” “O maior Brasileiro da história” e “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.